Assis Horta

fotógrafo de um Brasil moderno

Autori

  • Eneida Maria de Souza Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.17851/2358-9787.28.4.227-246

Parole chiave:

Assis Horta, Diamantina, fotografia, homem comum, povo, cidadania

Abstract

Resumo: O fotógrafo profissional Assis Horta, natural de Diamantina, apresenta uma coleção de imagens de dimensão histórico-documental não só por ter registrado paisagens urbanas e humanas, mas por ter contribuído para a democratização do retrato no Brasil, adquirida por meio das leis trabalhistas. Reconhecida oficialmente em 1943 pela Consolidação das Leis do Trabalho no governo Vargas – com a aquisição da carteira de trabalho e Previdência Social –, a classe operária passa a ter seu registro em foto 3x4 (três por quatro) como prova de identidade. Com o fim da condição de invisibilidade social da classe, aos poucos é construída uma nova feição para a caracterização de povo e de cidadania no país. Na condição de um intérprete da sociedade pelo registro fotográfico, Assis Horta valoriza imagens do homem comum, registra cenas de família e contribui para o avanço dos estudos marginais sobre povo, nação e cidadania.

Palavras-chave: Assis Horta; Diamantina; fotografia; homem comum; povo; cidadania.

Biografia autore

  • Eneida Maria de Souza, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais

    Professora emérita da UFMG. Professora Titular de Teoria da Literatura da UFMG.

    Faculdade de Letras da UFMG.

Riferimenti bibliografici

BARTHES, Roland. A câmara clara. Tradução de Júlio Castagñon Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Cascas. Tradução de André Telles. Revista Serrote, Rio de Janeiro, n. 13, p. 99-133, 2013.

FERRAZ, Eucanaã. Diamantes, vidro, cristal. In: FERRAZ, Eucanaã (org.); KARP, Pedro. Chichico Alkmim fotógrafo. São Paulo: Instituto Moreira Salles. 2017.

HARAZIM, Dorrit. O clique único de Assis Horta. In: O instante certo. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

SONTAG, Susan. Ensaios sobre a fotografia. Tradução de José Afonso Furtado. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1986.

Pubblicato

2019-12-05

Fascicolo

Sezione

Dossiê: As vozes do arquivo literário: problemas, linguagens, aproximações