“A igreja do Diabo” em sala de aula

a importância do trabalho do texto literário em forma de projeto

Autori

  • Michael Jones Botelho Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.17851/2358-9787.32.2.369-383

Parole chiave:

formação de leitores, Machado de Assis, projeto, aprendizagem significativa

Abstract

Este artigo pretende promover uma reflexão acerca da prática pedagógica do trabalho do texto literário em forma de projeto, levando em consideração o contexto e o cotidiano do aluno, bem como os desafios relacionados ao hábito da leitura a que os professores de literatura são submetidos. O corpus deste estudo é o conto “A igreja do Diabo” (1883), de Machado de Assis, texto que serviu como base para um projeto escolar desenvolvido em sala de aula, de uma escola privada, com o objetivo final de elaborar um vídeo, resumindo o conto machadiano por meio de um discurso semelhante a uma fofoca, com o intuito de publicá-lo na plataforma TikTok e divulgá-lo nessa rede social, visando a persuasão e captação de mais jovens à leitura do conto.

Riferimenti bibliografici

ABREU, M. Cultura letrada: literatura e leitura. São Paulo: Editora UNESP, 2006.

ASSIS, M. de. Todos os romances e contos consagrados. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2016. v. 3.

CALVINO, Í. Por que ler os clássicos. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

CANDIDO, A. O direito à literatura. In: ______. Vários escritos. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2004. p. 169-191.

COMO uma trend do TikTok tem feito jovens se iniciarem na literatura. Splash UOL, [S. l.], jun. 2021. Disponível em: https://www.uol.com.br/splash/noticias/2021/06/08/nem-chato-ou-forcado-jovens-se-interessam-por-literatura-no-tiktok.htm. Acesso em: 1 dez. 2021.

COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2021.

FORÇAR adolescentes a lerem romantismo e realismo brasileiro é um desserviço das escolas para a literatura [...]. [S. l.], 23 jan. 2021. Twitter: @felipeneto. Disponível em: https://twitter.com/felipeneto/status/1352832461441560576. Acesso em: 1 dez. 2021.

LAJOLO, M. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 1994.

PANCINI, L. TikTok ultrapassa Facebook e vira app mais baixado do mundo. Exame, São Paulo, ago. 2021. Seção Tecnologia. Disponível em: https://exame.com/tecnologia/tiktok-app-mais-baixado-do-mundo/. Acesso em: 1 dez. 2021.

PERRONE-MOISÉS, L. Mutações da literatura no século XXI. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

SOUZA, R. A. de. Teoria da literatura: trajetória, fundamentos, problemas. São Paulo: É Realizações, 2018.

ZILBERMAN, R. A leitura e o ensino da literatura. Curitiba: Ibpex, 2012a.

ZILBERMAN, R. Teoria da literatura I. 2. ed. Curitiba: IESDE, 2012b.

Pubblicato

2024-04-23