Corpo, escrita e violência em O amor dos homens avulsos
DOI:
https://doi.org/10.17851/2358-9787.34.3.112-127Parole chiave:
Victor Heringer, violência, desconstrução, (pós-)colonialismoAbstract
O texto relê a construção do romance O amor dos homens avulsos pela marcação da herança colonial na divisão e na segregação das personagens. Ao analisarmos passagens da narrativa de Camilo e suas interações com Cosmim e Renato, damos foco a Cosmim para que se sustente uma argumentação na qual o passado marca o presente como um mito de formação que se estrutura aquém e além da presença logocêntrica. Renato, o terceiro personagem, aparece como contraposição no encerramento do texto tal qual no romance, ou seja, como uma espécie de futuro para o porvir que pode contrariar toda a lógica instaurada pela narrativa até então. Ao deixarmos o fim aberto, a dúvida que permanece é a exata formulação do próprio porvir em sua possibilidade de mudança, mas não em sua certeza. Ao balizarmos a esperança disso com o incomensurável do assassinato de Cosmim, o que se conclui, quiçá, é uma assertividade mais negativa do que positiva.
Riferimenti bibliografici
DERRIDA, Jacques. No apocalypse, not now: à toute vitesse, sept missiles, sept missives. Psyché: inventions de l’autre. Paris: Galilée, 1987, p. 371-385.
DERRIDA, Jacques. Toucher – Jean-Luc Nancy. Paris: Galilée, 2000.
DERRIDA, Jacques. “Justices”. Tradução de Peggy Kamuf. Critical Inquiry, v. 31, n. 3, p. 689-721, 2005. Disponível em: https://www.journals.uchicago.edu/doi/abs/10.1086/430991?journalCode=ci. Acesso em: 16 jan. 2025.
DERRIDA, Jacques. De la grammatologie. Paris: Minuit, 2014.
DERRIDA, Jacques. A lei do gênero. Tradução de Carla Rodrigues e Nicole Alvarenga Marcello. TEL – Tempo, Espaço e Linguagem, v. 10, n. 2, p. 250-281, 2019. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tel/article/view/13793. Acesso em: 16 jan. 2025.
FERREIRA DA SILVA, Denise. On Heat (2018). Disponível em: https://canadianart.ca/features/on-heat/. Acesso em: 16 jan. 2025.
FERREIRA DA SILVA, Denise. A dívida impagável: uma crítica feminista, racial e anticolonial do capitalismo. Tradução de Nathalia Silva Carneiro, Viviane Nogueira, Jéfferson Luiz da Silva, Roger Farias de Melo, Nicolau Gayão. Rio de Janeiro: Zahar, 2024.
FOUCAULT, Michel. Polemic: monstrosities in criticism. Tradução de Robert J. Matthews. Diacritics, v. 1, n. 1, p. 57-60, 1971. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/464562. Acesso em: 16 jan. 2025.
FUKI-AU, Kimbwandènde Kia Bunseki. O livro africano sem título: Cosmologia dos Bantu-Kongo. Tradução de Tiganá Santana. Rio de Janeiro: Cobogó, 2024.
HERINGER, Victor. O amor dos homens avulsos. São Paulo: Companhia das Letras, 2016. Edição digital.
MILLS, Charles W. O contrato racial. Tradução de Teófilo Reis e Breno Santos. Rio de Janeiro: Zahar, 2023. Edição digital.
MIRZOEFF, Nicholas. White Sight: Visual Politics and Practices of Whiteness. Cambridge: MIT Press, 2023.
NANCY, Jean-Luc. Corpus. Tradução de Tomás Maia. Lisboa: Vega, 2000.
NATALI, Marcos. Últimos poemas na terra. ALEA, v. 23, n. 1, p. 101-121, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/alea/a/rSSVKpq7T68SRDHbBk7ptbs/abstract/?lang=pt. Acesso em: 16 jan. 2025.
SPIVAK, Gayatri C. Crítica da razão pós-colonial: por uma história do presente fugidio. Tradução de Lucas Carpinelli. São Paulo: Editora Filosófica Politeia, 2022.



