A escrita de uma (quase) cena

a performance da narradora-escritora em Pré-história

Autores

  • Elisabete Alfeld Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Priscila Simeão Silva Maduro Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.17851/2358-9787.32.2.350-368

Palavras-chave:

Pré-história, livro-sombra, encenação, performance, autoficção

Resumo

Em Pré-história (Paloma Vidal 2020) a narradora-escritora não escreve o que quer, escreve outro livro que caracteriza como livro-sombra. Nesse livro-sombra, qual é o perfil dessa narradora? Que história escreve? Quais são os contornos desse sujeito que se mostram na enunciação? Tais questões alinham-se aos objetivos norteadores desse estudo, que consistem em investigar, no processo criativo da obra, a construção performática da escrita e da presença autoral. A análise prioriza o lugar da palavra na escrita literária, assim como o contorno do sujeito que se mostra na enunciação. Ambos atuam na página que se configura como um espaço cênico onde ocorre a dramatização da palavra e da narradora-escritora.

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Publicado

2024-04-23