Dossiê
Vol. 4 No 7 (2017): 2º Semestre de 2017
O CONCEITO DE HISTÓRIA NATURAL A PARTIR DA OBRA DE ARTE NO PERÍODO BARROCO EM BENJAMIN E ADORNO
-
Soumis
-
mars 28, 2026
-
Publiée
-
2019-06-03 — Mis à jour le 2026-03-29
-
Versions
-
-
2026-03-29 (2)
-
2019-06-03 (1)
Résumé
O texto parte principalmente das considerações sobre a relação entre natureza e história no livro Origem do drama trágico alemão e da interpretação que Adorno faz deste livro na conferência "A ideia de história natural", de 1932. Ao contrário de manter esses dois conceitos como realidades estáveis inseparáveis, a atitude crítica dos dois filósofos implica a sua justaposição para uma compreensão subversiva da realidade, baseada mais na decifração e apresentação escrita da verdade filosófica como ela está sujeita à história e à transitoriedade do que na sua captura como estrutura estável e permanente que fundamenta realidade. Na conclusão de que a natureza não existe mais para a humanidade, no sentido de que não há uma realidade primeira e originária que detém o privilégio do ser que deve ser conhecido, se coloca também a questão de entender o que é produzido pela história, pela modernidade, como também elemento determinante de produção de natureza.
Références
- ADORNO, Theodor W. "Adornos Seminar vom Sommersemester 1932 über Benjamins Ursprung des deutschen Trauerspiels." Protokole, in Frankfurter Adorno Blätter IV. Herausgegeben vom Theodor W. Adorno Archiv. München, edition text + kritik, 1992.
- _____. Dialética negativa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.
- _____. "La ideia de historia natural". In: Escritos filosóficos tempranos. Obra completa, 1. Madrid: Ediciones Akal, 2010.
- _____. Sobre a ingenuidade épica" In: Notas de literatura I. São Paulo: Ed. 34, 2012.
- ADORNO, Theodor & HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.
- BENJAMIN, Walter. Ensaios reunidos: Escritos sobre Goethe. São Paulo: Ed. 34, 2009.
- _____. "Fragmentos (filosofia da História e política)" In: O anjo da história. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
- _____. Origem do drama trágico alemão. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
- BUCK-MORSS, Susan. Dialética do olhar: Walter Benjamin e o projeto das Passagens. Belo Horizonte: UFMG,
- _____. The Origin of Negative Dialectics. New York: The Free Press, 1977.
- GATTI, Luciano. Constelações: Crítica e verdade em Benjamin e Adorno. São Paulo: Edições Loyola, 2009.
- LUKÁCS, Georg. Teoria do romance. São Paulo: Editora 34, 2000.
- _____. História e consciência de classe: Estudos sobre a dialética materialista. São Paulo: Martins Fontes, 2016.
Téléchargements
Les données de téléchargement ne sont pas encore disponibles.