O artista e sua consciencia

Autores

  • Caio Barros UNESP

Palavras-chave:

Música Soviética, Realismo Socialista, Estética Musical

Resumo

Tradução do prefácio de Jean Paul Sartre ao livro L’artiste et sa conscience, de René Leibowitz. Sartre debate com Leibowitz os preceitos estéticos do chamado Manifesto de Praga, um documento que resultou do Segundo Congresso Internacional de Compositores e Críticos Musicais, em 1948, em que afirmou-se os preceitos do Realismo Socialista para uma comunidade internacional de artistas. O manifesto reflete o discurso de fechamento do Congresso do Sindicato de Compositores Soviéticos, feito por Andrei Zhdanov no mesmo ano, em que denunciou-se a produção de diversos compositores soviéticos como formalista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

KATER, Carlos. Música Viva e H. J. Koellreutter. Movimentos em direção à modernidade. São Paulo: Musa, 2009.
LEIBOWTIZ, René. L’artiste et sa conscience. Paris: Éd. de L’Arche, 1950.
MALRAUX, André. Psychologie de l’art. Vol II: La création artistique. Genéve: A. Skira, 1950.
Manifesto do 2º Congresso de compositores e críticos musicais – Praga. In: Revista Fundamentos. N. 2, Vol 1. São Paulo: 1948. pp. 154 – 156 . Dispnível em: <http://bndigital.bn.gov.br/acervo-digital/Fundamentos/102725> acesso: 02 dez 2019
MATISSE, Henri. Propos rapportés par Tériade. In: Écrits et propos sur l’art. Paris: Hermann, 1972.
ROSENBERG, Harold. Le proletariat comme héros et comme role. In: Les temps modernes, n. 56. Paris: 1950. pp. 2113­ – 2151. ISBN: 9782072551000
SARTRE, Jean Paul. Situations. Vol 4. Paris: Gallimard, 1964.
ZHDANOV, Andrei. Soviet Literature - The Richest in Ideas, the Most Advanced Literature. In: GORKY, RADEK, BUKHARIN, et al. “Soviet Writers’ Congress 1934”. London: Lawrence & Wishart, 1977. pp. 15-26. Disponível em: <https://www.marxists.org/subject/art/lit_crit/sovietwritercongress/zdhanov.htm> acesso: 03 dez 2019

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2021-10-07