Do encanto à vingança: o processamento e o comportamento do consumidor sobre informações de atributos de produtos tecnológicos

Autores

  • José Edson Lara Fundação Pedro Leopoldo - Mestrado
  • Ronaldo Lamounier Locatelli Fundação Pedro Leopoldo - Mestrado
  • José Olímpio Santos Filho Fundação Pedro Leopoldo

Palavras-chave:

Informações do consumidor, Alta tecnologia, Retaliação, Vingança.

Resumo

As informações e símbolos envolvendo produtos de alta tecnologia são comuns na literatura acadêmica e do mercado, sobre produtores e de consumidores. A tecnologia evoluiu rapidamente desde a revolução industrial, porém a usabilidade dos produtos não evoluiu tanto, frustrando consumidores. Esta pesquisa visou analisar, usando a lógica do comportamento do consumidor, suas relações com produtos de alta tecnologia e a evolução do encanto antes e durante a compra, passando pelas expectativas, avaliação, dissonância cognitiva e chegando a casos de raiva, retaliação e vingança. Foi construído um modelo analítico utilizando esses construtos. Com base nesse modelo, observou-se bom nível de correlação entre os construtos Dissonância Cognitiva e Raiva e entre os construtos Raiva e Retaliação/Vingança. A pesquisa demonstra que grande parcela dos consumidores possui a crença de que aparelhos sofisticados e modernos vão resolver seus problemas e são fáceis de usar. Entretanto, isto não acontecendo, surgem a frustração e raiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Edson Lara, Fundação Pedro Leopoldo - Mestrado

PhD em Economia de Empresas, pela Universitat Autònoma de Barcelona MS em Administração / Marketing, pela Fundação Getúlio Vargas, São Paulo

Ronaldo Lamounier Locatelli, Fundação Pedro Leopoldo - Mestrado

Doutor em Economia, pela University of London Ms em Economia, pela Universidade de Brasília

José Olímpio Santos Filho, Fundação Pedro Leopoldo

Mestrado em Administração na Fundação Pedro Leopoldo Graduação em Engenharia Elétrica, na PUC Minas Professor na UEMG

Downloads

Publicado

2017-12-22

Edição

Seção

Artigos