Do encanto à vingança: o processamento e o comportamento do consumidor sobre informações de atributos de produtos tecnológicos
Palavras-chave:
Informações do consumidor, Alta tecnologia, Retaliação, Vingança.Resumo
As informações e símbolos envolvendo produtos de alta tecnologia são comuns na literatura acadêmica e do mercado, sobre produtores e de consumidores. A tecnologia evoluiu rapidamente desde a revolução industrial, porém a usabilidade dos produtos não evoluiu tanto, frustrando consumidores. Esta pesquisa visou analisar, usando a lógica do comportamento do consumidor, suas relações com produtos de alta tecnologia e a evolução do encanto antes e durante a compra, passando pelas expectativas, avaliação, dissonância cognitiva e chegando a casos de raiva, retaliação e vingança. Foi construído um modelo analítico utilizando esses construtos. Com base nesse modelo, observou-se bom nível de correlação entre os construtos Dissonância Cognitiva e Raiva e entre os construtos Raiva e Retaliação/Vingança. A pesquisa demonstra que grande parcela dos consumidores possui a crença de que aparelhos sofisticados e modernos vão resolver seus problemas e são fáceis de usar. Entretanto, isto não acontecendo, surgem a frustração e raiva.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-12-22
Como Citar
Lara, J. E., Locatelli, R. L., & Santos Filho, J. O. (2017). Do encanto à vingança: o processamento e o comportamento do consumidor sobre informações de atributos de produtos tecnológicos. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 22(4), 157–176. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22542
Edição
Seção
Artigos