Do encanto à vingança: o processamento e o comportamento do consumidor sobre informações de atributos de produtos tecnológicos

Autores

  • José Edson Lara Fundação Pedro Leopoldo - Mestrado
  • Ronaldo Lamounier Locatelli Fundação Pedro Leopoldo - Mestrado
  • José Olímpio Santos Filho Fundação Pedro Leopoldo

Palavras-chave:

Informações do consumidor, Alta tecnologia, Retaliação, Vingança.

Resumo

As informações e símbolos envolvendo produtos de alta tecnologia são comuns na literatura acadêmica e do mercado, sobre produtores e de consumidores. A tecnologia evoluiu rapidamente desde a revolução industrial, porém a usabilidade dos produtos não evoluiu tanto, frustrando consumidores. Esta pesquisa visou analisar, usando a lógica do comportamento do consumidor, suas relações com produtos de alta tecnologia e a evolução do encanto antes e durante a compra, passando pelas expectativas, avaliação, dissonância cognitiva e chegando a casos de raiva, retaliação e vingança. Foi construído um modelo analítico utilizando esses construtos. Com base nesse modelo, observou-se bom nível de correlação entre os construtos Dissonância Cognitiva e Raiva e entre os construtos Raiva e Retaliação/Vingança. A pesquisa demonstra que grande parcela dos consumidores possui a crença de que aparelhos sofisticados e modernos vão resolver seus problemas e são fáceis de usar. Entretanto, isto não acontecendo, surgem a frustração e raiva.

Biografia do Autor

  • José Edson Lara, Fundação Pedro Leopoldo - Mestrado
    PhD em Economia de Empresas, pela Universitat Autònoma de Barcelona MS em Administração / Marketing, pela Fundação Getúlio Vargas, São Paulo
  • Ronaldo Lamounier Locatelli, Fundação Pedro Leopoldo - Mestrado
    Doutor em Economia, pela University of London Ms em Economia, pela Universidade de Brasília
  • José Olímpio Santos Filho, Fundação Pedro Leopoldo
    Mestrado em Administração na Fundação Pedro Leopoldo Graduação em Engenharia Elétrica, na PUC Minas Professor na UEMG

Downloads

Publicado

2017-12-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Do encanto à vingança: o processamento e o comportamento do consumidor sobre informações de atributos de produtos tecnológicos. (2017). Perspectivas Em Ciência Da Informação, 22(4), 157-176. https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22542