Avaliação do impacto de um treinamento em pesquisa bibliográfica para mestrandos e residentes na área da Saúde

Autores

  • Mariza Cristina Talim Faculdade de Medicina, UFMG
  • Beatriz Valadares Cendón Escola de Ciência da Informação, UFMG
  • Sérgio Luiz Talim Colégio Técnico, UFMG

Palavras-chave:

Comportamento de busca de informação, Impacto de treinamento, Habilidades de pesquisa, Bases de dados bibliográficas, Modelo de Kirkpatrick

Resumo

O objetivo deste trabalho é avaliar o impacto do treinamento em pesquisa bibliográfica na base de dados Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MedLine) e nas bases de dados do Portal de Pesquisa da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), no comportamento de busca informacional dos mestrandos e residentes do Campus Saúde da Universidade Federal de Minas Gerais. A pesquisa usou o modelo de Kirkpatrick para a avaliação de treinamentos, focando no primeiro e segundo níveis desse modelo. A pesquisa foi básica descritiva utilizando abordagem quantitativa e utilizou uma amostra não aleatória composta pelos mestrandos e residentes que aceitaram participar do treinamento. Esse treinamento teve carga horária de 15 horas e foi oferecido aos mestrandos dos cursos de Pós-Graduação do Campus Saúde da Universidade Federal de Minas Gerais e residentes do Programa de Residência em Enfermagem Obstétrica da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Para a coleta de dados aplicamos um questionário no início do treinamento e outro similar no término. A pesquisa comparou as respostas dadas pelos alunos nesses questionários. Os resultados mostraram que o treinamento teve um impacto positivo sobre o comportamento de busca informacional, pois os alunos adquiriram novos conhecimentos e habilidades de pesquisa.

Biografia do Autor

  • Mariza Cristina Talim, Faculdade de Medicina, UFMG
    Mestre em Ciência da Informação, Escola de Ciência da Informação, UFMG Bibliotecária da Faculdade de Medicina, UFMG
  • Beatriz Valadares Cendón, Escola de Ciência da Informação, UFMG
    Ph.D em Ciência da Informação pela University of Texas at Austin, EUA. Professora Titular, Escola de Ciência da Informação, UFMG
  • Sérgio Luiz Talim, Colégio Técnico, UFMG
    Doutor em Ciências, Departamento de Física, UFMG. Professor associado, Colégio Técnico, UFMG

Downloads

Publicado

2018-06-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Avaliação do impacto de um treinamento em pesquisa bibliográfica para mestrandos e residentes na área da Saúde. (2018). Perspectivas Em Ciência Da Informação, 23(2), 85-103. https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22560