Integração do MOODLE com Repositórios Abertos

Autores

  • Liane Margarida Rockenbach Tarouco Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Alessandra Pereira Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense
  • Marcelo Augusto Rauh Schmitt Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Porto Alegre

Palavras-chave:

Repositórios Digitais, Objetos de Aprendizagem, Metadados, Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Resumo

Com a disseminação da Tecnologia de Informação e Comunicação no ambiente educacional, aliada à proliferação de ferramentas de autoria, a quantidade de material educacional digital sendo produzido aumentou significativamente. Tal situação acarretou a necessidade de ampliar o escopo dos repositórios digitais, com o propósito de incluir nesses ambientes conteúdos educacionais digitais produzidos segundo a estratégia de Objetos de Aprendizagem (OAs) com vistas a favorecer a disponibilização e a reusabilidade destes conteúdos. Com esse novo escopo, esse tipo de repositório passou a ser conhecido como Repositórios de Objetos de Aprendizagem (ROA). A integração dos ROAs com Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) tem o objetivo de facilitar o uso dos OAs por parte dos professores uma vez que o ambiente no qual os professores atuam mais frequentemente é o AVA. Este artigo apresenta uma estratégia para implementar a integração de ROA com AVA, exemplificando com uma implementação pautada pela estratégia proposta e que levou à integração de um ROA baseado no padrão LOM com o AVA MOODLE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liane Margarida Rockenbach Tarouco, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor Titular do Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação da UFRGS Diretora do Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação / UFRGS

Alessandra Pereira Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense

Graduação em Análise de Sistemas, Mestrado em Mestrado em Ciência da Computação (UFRGS), Doutorado em andamento em Informática na Educação (UFRGS). Professor Ensino Básico Técnico e Tecnológico

Marcelo Augusto Rauh Schmitt, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Porto Alegre

Graduação em Computação, Mestrado em Computação, Doutorado emInformática na Educação (UFRGS) Professor da carreira Professor Ensino Básico Técnico e Tecnológico Coordenador de área acadêmica de Informática

Downloads

Publicado

2013-03-05

Como Citar

Tarouco, L. M. R., Rodrigues, A. P., & Schmitt, M. A. R. (2013). Integração do MOODLE com Repositórios Abertos. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 18(1), 66–85. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22841

Edição

Seção

Artigos