Integração do MOODLE com Repositórios Abertos
Palavras-chave:
Repositórios Digitais, Objetos de Aprendizagem, Metadados, Ambientes Virtuais de AprendizagemResumo
Com a disseminação da Tecnologia de Informação e Comunicação no ambiente educacional, aliada à proliferação de ferramentas de autoria, a quantidade de material educacional digital sendo produzido aumentou significativamente. Tal situação acarretou a necessidade de ampliar o escopo dos repositórios digitais, com o propósito de incluir nesses ambientes conteúdos educacionais digitais produzidos segundo a estratégia de Objetos de Aprendizagem (OAs) com vistas a favorecer a disponibilização e a reusabilidade destes conteúdos. Com esse novo escopo, esse tipo de repositório passou a ser conhecido como Repositórios de Objetos de Aprendizagem (ROA). A integração dos ROAs com Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) tem o objetivo de facilitar o uso dos OAs por parte dos professores uma vez que o ambiente no qual os professores atuam mais frequentemente é o AVA. Este artigo apresenta uma estratégia para implementar a integração de ROA com AVA, exemplificando com uma implementação pautada pela estratégia proposta e que levou à integração de um ROA baseado no padrão LOM com o AVA MOODLE.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-03-05
Como Citar
Tarouco, L. M. R., Rodrigues, A. P., & Schmitt, M. A. R. (2013). Integração do MOODLE com Repositórios Abertos. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 18(1), 66–85. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22841
Edição
Seção
Artigos