Avaliação de bolsas de produtividade do CNPq e medidas bibliométricas: correlações para todas as grandes áreas

Autores

  • Jacques Wainer Instituto de Computação UNICAMP
  • Paula Vieira Instituto de Computação UNICAMP

Palavras-chave:

bibliometria, avaliação por pares, CNPq, bolsa de produtividade

Resumo

Este trabalho estuda as correlações entre decisões tomadas no fim de 2009 sobre renovação ou não de bolsas de produtividade do CNPq e medidas bibliométricas. Para cada nível da bolsa e para cada subárea calculamos a correlação da decisão de subir o pesquisador de nível, mantê-lo nível original ou rebaixá-lo com várias medidas bibliométricas, como produção total (artigos, conferências, livros e capítulos de livros), produção nos últimos 5 anos, produção total e nos últimos 5 anos que esta indexada no Web of Science, citações por artigo recebidas, citações por artigo recebidas nos últimos 5 anos, índice H, etc. Os dados de citações foram extraídos tanto do Google Scholar como do Web of Science. As correlações são então agrupadas para todas as subáreas de uma das 8 grande áreas do CNPq (Ciências Agrícolas. Ciências Biológicas, Ciências Exatas, Ciências Humanas, Ciências da Saúde, Ciências Sociais, Engenharia e Artes). Indicamos quais são as métricas bibliométricas com maior correlação com as decisões do CNPq para cada nível e para as grande áreas. Discutimos algumas grandes áreas onde parece haver uma maior coerência entre as métricas mais correlacionadas através dos vários níveis da bolsa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jacques Wainer, Instituto de Computação UNICAMP

Professor titular, departamento de sistemas de informação, UNICAMP

Paula Vieira, Instituto de Computação UNICAMP

Aluna de graduação em Ciencia da Computação UNICAMO

Downloads

Publicado

2013-05-24

Como Citar

Wainer, J., & Vieira, P. (2013). Avaliação de bolsas de produtividade do CNPq e medidas bibliométricas: correlações para todas as grandes áreas. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 18(2), 60–78. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22859

Edição

Seção

Artigos