Migração Conceitual e Patologia Metodológica. Análise da incorporação do conceito Rizoma aos estudos da Ciência da Informação

Autores

  • Fernando Skackauskas Dias Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Tecnologia Inforium
  • Mônica Erichsen Nassif Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Migração Conceitual, Patologia Metodológica, Análise do Discurso

Resumo

As migrações conceituais fazem parte do trabalho científico e servem como um catalisador da evolução do conhecimento. Porém, a partir do momento em que se utiliza um conceito oriundo de uma dada ciência em outra pode haver uma alteração do seu significado, comprometendo a transmissão do conhecimento. Nesse panorama, a Ciência da Informação se vê frequentemente às voltas com conceitos que migram entre as suas áreas limítrofes, como exemplo o conceito “Rizoma”, originalmente criado na botânica, migrado para a filosofia por Deleuze & Guattari e posteriormente utilizado como conceito metodológico em pesquisas da Ciência da Informação. Partindo da hipótese de que a migração conceitual entre as ciências é realizada sob a égide de diversas formações discursivas que se imbricam para estruturar o conceito migrado, foi utilizado como ferramental metodológico os princípios da “interincompreensão” pertencente à Análise do Discurso de Maingueneau (2008). Pelos artigos analisados foi possível constatar que, ao migrarem o conceito “Rizoma”, os pesquisadores da Ciência da Informação recorrem aos princípios da Autopoiese e do Conexionismo em forma de aliança no âmbito do interdiscurso, mas com uma formação distinta no cerne do conceito nos sentidos de “circularidade” e “virtualidade”, o que leva a uma deformação caracterizada como “ecletismo conceitual”.

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Biografia do Autor

Fernando Skackauskas Dias, Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Tecnologia Inforium

Doutor e Mestre em Ciência da Informação pela UFMG

Mônica Erichsen Nassif, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Ciência da Informação pela UFMG Professora Adjunta da Escola de Ciência da Informação da UFMG

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Publicado

2013-06-07

Como Citar

Dias, F. S., & Nassif, M. E. (2013). Migração Conceitual e Patologia Metodológica. Análise da incorporação do conceito Rizoma aos estudos da Ciência da Informação. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 18(2), 147–166. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22864

Edição

Seção

Artigos