Migração Conceitual e Patologia Metodológica. Análise da incorporação do conceito Rizoma aos estudos da Ciência da Informação
Palavras-chave:
Migração Conceitual, Patologia Metodológica, Análise do DiscursoResumo
As migrações conceituais fazem parte do trabalho científico e servem como um catalisador da evolução do conhecimento. Porém, a partir do momento em que se utiliza um conceito oriundo de uma dada ciência em outra pode haver uma alteração do seu significado, comprometendo a transmissão do conhecimento. Nesse panorama, a Ciência da Informação se vê frequentemente às voltas com conceitos que migram entre as suas áreas limítrofes, como exemplo o conceito “Rizoma”, originalmente criado na botânica, migrado para a filosofia por Deleuze & Guattari e posteriormente utilizado como conceito metodológico em pesquisas da Ciência da Informação. Partindo da hipótese de que a migração conceitual entre as ciências é realizada sob a égide de diversas formações discursivas que se imbricam para estruturar o conceito migrado, foi utilizado como ferramental metodológico os princípios da “interincompreensão” pertencente à Análise do Discurso de Maingueneau (2008). Pelos artigos analisados foi possível constatar que, ao migrarem o conceito “Rizoma”, os pesquisadores da Ciência da Informação recorrem aos princípios da Autopoiese e do Conexionismo em forma de aliança no âmbito do interdiscurso, mas com uma formação distinta no cerne do conceito nos sentidos de “circularidade” e “virtualidade”, o que leva a uma deformação caracterizada como “ecletismo conceitual”.Downloads
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Publicado
2013-06-07
Como Citar
Dias, F. S., & Nassif, M. E. (2013). Migração Conceitual e Patologia Metodológica. Análise da incorporação do conceito Rizoma aos estudos da Ciência da Informação. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 18(2), 147–166. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22864
Edição
Seção
Artigos