Atividades administrativas versus produção acadêmica de docentes: reflexos em Programas Brasileiros de Pós-Graduação em Física
Palavras-chave:
Produção Científica, Atividades Administrativas, Atividades de Ensino, Atividades de Extensão, Programa de Pós-Graduação em FísicaResumo
Objetiva diagnosticar fatores intervenientes na produção científica decorrentes da execução sistemática de atividades acadêmicas e administrativas, dos docentes dos programas de pós-graduação na área da Física das Universidades Federais de Minas Gerais, Pernambuco e Rio de Janeiro, no período de 2007 a 2009. Utiliza a triangulação metodológica por contemplar a flexibilização dos métodos de natureza quantitativa (bibliometria e cientometria), qualitativa e interpretativa (análise de conteúdo). Constata necessidade de se incluir e pontuar, na avaliação trienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), atividades administrativas e de extensão. Os resultados da pesquisa foram agrupados por docentes que exerceram atividades administrativas no Grupo 5, e os que não exerceram, verificando como se comportam em relação aos demais grupos. Assim, observa-se que no geral as atividades administrativas não influenciam nas atividades acadêmicas para os Grupos 1 (ensino) e 2 (produção científica). E no Grupo 3 (extensão) em que os docentes, em sua maioria exercem atividades administrativas de forma moderada, evidencia-se aumento da produção científica. Da comparação nesse extrato e período, conclui-se, de modo geral, que o fato dos docentes exercerem atividades administrativas, não influencia na diminuição de outras atividades, sequer da produção científica.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-09-23
Como Citar
Correia, A. E. G. C., Alvarenga, L., & Garcia, J. C. R. (2014). Atividades administrativas versus produção acadêmica de docentes: reflexos em Programas Brasileiros de Pós-Graduação em Física. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 19(3), 98–117. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22946
Edição
Seção
Artigos