Atividades administrativas versus produção acadêmica de docentes: reflexos em Programas Brasileiros de Pós-Graduação em Física

Autores/as

  • Anna Elizabeth Galvão Coutinho Correia Universidade Federal de Pernambuco
  • Lídia Alvarenga Universidade Federal de Minas Gerais.
  • Joana Coeli Ribeiro Garcia Universidade Federal da Paraíba.

Palabras clave:

Produção Científica, Atividades Administrativas, Atividades de Ensino, Atividades de Extensão, Programa de Pós-Graduação em Física

Resumen

Objetiva diagnosticar fatores intervenientes na produção científica decorrentes da execução sistemática de atividades acadêmicas e administrativas, dos docentes dos programas de pós-graduação na área da Física das Universidades Federais de Minas Gerais, Pernambuco e Rio de Janeiro, no período de 2007 a 2009. Utiliza a triangulação metodológica por contemplar a flexibilização dos métodos de natureza quantitativa (bibliometria e cientometria), qualitativa e interpretativa (análise de conteúdo). Constata necessidade de se incluir e pontuar, na avaliação trienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), atividades administrativas e de extensão. Os resultados da pesquisa foram agrupados por docentes que exerceram atividades administrativas no Grupo 5, e os que não exerceram, verificando como se comportam em relação aos demais grupos. Assim, observa-se que no geral as atividades administrativas não influenciam nas atividades acadêmicas para os Grupos 1 (ensino) e 2 (produção científica). E no Grupo 3 (extensão) em que os docentes, em sua maioria exercem atividades administrativas de forma moderada, evidencia-se aumento da produção científica. Da comparação nesse extrato e período, conclui-se, de modo geral, que o fato dos docentes exercerem atividades administrativas, não influencia na diminuição de outras atividades, sequer da produção científica.

Biografía del autor/a

  • Anna Elizabeth Galvão Coutinho Correia, Universidade Federal de Pernambuco
    Doutora em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais.
  • Lídia Alvarenga, Universidade Federal de Minas Gerais.
    Doutora em Educação.
  • Joana Coeli Ribeiro Garcia, Universidade Federal da Paraíba.
    Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Publicado

2014-09-23

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

Atividades administrativas versus produção acadêmica de docentes: reflexos em Programas Brasileiros de Pós-Graduação em Física. (2014). Perspectivas Em Ciência Da Informação, 19(3), 98-117. https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22946