AS competências do bibliotecário na educação básica: reflexões a partir de proposta de rede
Palavras-chave:
Bibliotecário Escolar – Competências. Rede de Bibliotecas Escolares – Santa Catarina (Brasil) – EstudoResumo
Resumo: O artigo resulta de estudo de um modelo de gestão para bibliotecas na rede de escolas de educação básica vinculada à administração pública do Estado de Santa Catarina desenvolvido em 2012. O estudo dessa rede, composta por mais de mil unidades escolares distribuídas em 293 municípios, além de prever a criação de 300 cargos de bibliotecário fez surgir um modelo de rede estruturado em três níveis de competência bibliotecária a partir do lugar de atuação desse profissional: a) Órgão Central da Secretaria de Estado da Educação; b) Gerências Regionais distribuídas em 36 municípios sede; e, c) Unidades Escolares. O estudo mais recente do qual fizemos um recorte e apresentamos neste artigo, teve a participação de representantes dessa categoria profissional em Santa Catarina e com representantes da Secretaria de Estado da Educação. Com as ideias abordadas neste texto se pretende ampliar a discussão sobre o papel do bibliotecário quando da formação de uma rede de bibliotecas escolares no âmbito da administração pública estadual.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-12-10
Como Citar
Garcez, E. F. (2014). AS competências do bibliotecário na educação básica: reflexões a partir de proposta de rede. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 19(4), 3–24. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22955
Edição
Seção
Artigos