AS competências do bibliotecário na educação básica: reflexões a partir de proposta de rede

Autores

  • Eliane Fioravante Garcez Universidade Federal de Santa catarina (UFSC) Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN)

Palavras-chave:

Bibliotecário Escolar – Competências. Rede de Bibliotecas Escolares – Santa Catarina (Brasil) – Estudo

Resumo

Resumo: O artigo resulta de estudo de um modelo de gestão para bibliotecas na rede de escolas de educação básica vinculada à administração pública do Estado de Santa Catarina desenvolvido em 2012. O estudo dessa rede, composta por mais de mil unidades escolares distribuídas em 293 municípios, além de prever a criação de 300 cargos de bibliotecário fez surgir um modelo de rede estruturado em três níveis de competência bibliotecária a partir do lugar de atuação desse profissional: a) Órgão Central da Secretaria de Estado da Educação; b) Gerências Regionais distribuídas em 36 municípios sede; e, c) Unidades Escolares. O estudo mais recente do qual fizemos um recorte e apresentamos neste artigo, teve a participação de representantes dessa categoria profissional em Santa Catarina e com representantes da Secretaria de Estado da Educação. Com as ideias abordadas neste texto se pretende ampliar a discussão sobre o papel do bibliotecário quando da formação de uma rede de bibliotecas escolares no âmbito da administração pública estadual.

Biografia do Autor

  • Eliane Fioravante Garcez, Universidade Federal de Santa catarina (UFSC) Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN)
    Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, da Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN/UFSC), na Linha de Pesquisa: Profissionais da Informação.

Downloads

Publicado

2014-12-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

AS competências do bibliotecário na educação básica: reflexões a partir de proposta de rede. (2014). Perspectivas Em Ciência Da Informação, 19(4), 3-24. https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22955