Percepção da qualidade de serviços nas bibliotecas da Universidade Federal de Ouro Preto na perspectiva do usuário

Autores

  • Luciana Matias Felício Soares Faculdade Novos Horizontes, Minas Gerais
  • Caissa Veloso e Sousa Faculdade Novos Horizontes, Minas Gerais

Palavras-chave:

Qualidade de serviços, Servqual, Libqual, Bibliotecas Universitárias.

Resumo

Este estudo tem como objetivo identificar e analisar a percepção dos usuários do Sistema de Bibliotecas e Informação na Universidade Federal de Ouro Preto no Estado de Minas Gerais, acerca da qualidade dos serviços prestados por essas bibliotecas. Para atender a esse objetivo adaptou-se a escala Servqual desenvolvida por Parasuraman, Zeithaml e Berry (2006) e o modelo Libqual desenvolvido por Cook, Thompson e Heath (2004), para a elaboração do questionário. A presente pesquisa é de abordagem quantitativa e quanto aos fins, se enquadra como descritiva. Quanto aos meios, a pesquisa se qualifica como um estudo de caso. Os dados dos questionários foram computados estatisticamente por meio de técnicas de análise univariadas, como a estatística descritiva e o teste não paramétrico de Friedmann. Os resultados da pesquisa apontaram que em nenhuma dimensão avaliada a percepção supera a expectativa, ou seja, os serviços não atendem as demandas e necessidades dos usuários, sendo que a questão mais crítica se refere à dimensão da segurança, que versa sobre o comportamento dos funcionários e a confiança que esse inspira no atendimento e a menor diferença na dimensão empatia, que versa sobre os funcionários da biblioteca entenderem as necessidades específicas dos usuários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Matias Felício Soares, Faculdade Novos Horizontes, Minas Gerais

Graduação em Ciências da Informação e Mestrado em Administração.

Caissa Veloso e Sousa, Faculdade Novos Horizontes, Minas Gerais

Economista, Mestre e Doutora em Administração. Professora e Pesquisadora do Mestrado Acadêmico em Administração da Faculdade Novos Horizontes.

Downloads

Publicado

2015-06-30

Como Citar

Soares, L. M. F., & Sousa, C. V. e. (2015). Percepção da qualidade de serviços nas bibliotecas da Universidade Federal de Ouro Preto na perspectiva do usuário. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 20(2), 79–99. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22995

Edição

Seção

Artigos