Análise de assunto e mapas conceituais: semelhanças nos processos

Autores

  • Maria Rosemary Rodrigues Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Brígida Maria Nogueira Cervantes Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Palavras-chave:

Tratamento Temático da Informação. Análise de Assunto. Mapas Conceituais.

Resumo

Aborda o Tratamento Temático da Informação com destaque para Mapas Conceituais e a atividade Análise de Assunto como contribuições para Organização e Representação do Conhecimento. O objetivo foi de verificar semelhanças entre os Mapas Conceituais e o processo de Tratamento Temático da Informação, mais especificamente na atividade de Análise de Assunto. A metodologia caracterizou-se como estudo exploratório e descritivo, além do delineamento da pesquisa bibliográfica. Com abordagem qualitativa, a análise de dados fundamentou-se em Becker (2007), que se utilizou da Lógica - processo de ir e vir. Os principais resultados demonstram que os Mapas Conceituais e a atividade de Análise de Assunto assemelham-se enquanto processo em relação à descrição temática do conteúdo do documento. Considera-se que, tanto a Análise de Assunto, quanto os Mapas Conceituais se assemelham por possuírem características comuns em todo o processo e por meio de suas intenções. Conclui-se que os Mapas Conceituais podem colaborar com o campo da ORC, pela razão das etapas de Extração e Tradução de Conceitos estarem presentes na Análise de Assunto e também no processo de construção de Mapas Conceituais.

Biografia do Autor

  • Maria Rosemary Rodrigues, Universidade Estadual de Londrina (UEL)
    Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Brígida Maria Nogueira Cervantes, Universidade Estadual de Londrina (UEL)
    Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista - Unesp - Marília. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (UEL)

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Publicado

2015-12-17

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Análise de assunto e mapas conceituais: semelhanças nos processos. (2015). Perspectivas Em Ciência Da Informação, 20(4), 35-56. https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23019