Análise de assunto e mapas conceituais: semelhanças nos processos

Autores

  • Maria Rosemary Rodrigues Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Brígida Maria Nogueira Cervantes Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Palavras-chave:

Tratamento Temático da Informação. Análise de Assunto. Mapas Conceituais.

Resumo

Aborda o Tratamento Temático da Informação com destaque para Mapas Conceituais e a atividade Análise de Assunto como contribuições para Organização e Representação do Conhecimento. O objetivo foi de verificar semelhanças entre os Mapas Conceituais e o processo de Tratamento Temático da Informação, mais especificamente na atividade de Análise de Assunto. A metodologia caracterizou-se como estudo exploratório e descritivo, além do delineamento da pesquisa bibliográfica. Com abordagem qualitativa, a análise de dados fundamentou-se em Becker (2007), que se utilizou da Lógica - processo de ir e vir. Os principais resultados demonstram que os Mapas Conceituais e a atividade de Análise de Assunto assemelham-se enquanto processo em relação à descrição temática do conteúdo do documento. Considera-se que, tanto a Análise de Assunto, quanto os Mapas Conceituais se assemelham por possuírem características comuns em todo o processo e por meio de suas intenções. Conclui-se que os Mapas Conceituais podem colaborar com o campo da ORC, pela razão das etapas de Extração e Tradução de Conceitos estarem presentes na Análise de Assunto e também no processo de construção de Mapas Conceituais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Rosemary Rodrigues, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Brígida Maria Nogueira Cervantes, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista - Unesp - Marília. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Downloads

Publicado

2015-12-17

Como Citar

Rodrigues, M. R., & Cervantes, B. M. N. (2015). Análise de assunto e mapas conceituais: semelhanças nos processos. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 20(4), 35–56. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23019

Edição

Seção

Artigos