Perfil de produção acadêmica dos programas brasileiros de Pós-Graduação em Ciência da Informação 2008-2012

Autores

  • Marynice Medeiros Matos Autran Universidade Federal da Paraíba
  • Maria Manuel Borges Universidade de Coimbra
  • Jesús Pascual Mena-Chalco Universidade Federal do ABC
  • Victor Guimarães Pinheiro Instituto Paraibano de Educação (UNIPÊ) Faculdade de Ensino Superior do Nordeste (FAESNE)

Palavras-chave:

Produção Científica, Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação, scriptLattes.

Resumo

As práticas de comunicação da ciência dependem de culturas epistêmicas diferenciadas. A literatura relata inúmeras pesquisas, sob os mais diferenciados enfoques, relacionados aos programas brasileiros de pós-graduação em ciência da informação (PPGCIs). Nesta pesquisa esses programas foram caracterizados considerando o capital intelectual acumulado. Entretanto, o que se conhece sobre o perfil próprio de atuação para a produção de ciência nesses programas? Esta investigação visa: analisar a produção acadêmica - comunicações apresentadas em eventos, artigos de periódicos, capítulos de livros, livros organizados, editados, publicados e resumos expandidos - no quinquênio 2008 a 2012. A metodologia incluiu a extração automática do Currículo Lattes dos docentes, efetivos e colaboradores dos PPGCIs, em atividade até 31 de dezembro de 2012. Para a extração foi utilizada a ferramenta scriptLattes. Dentre os resultados obtidos, foi evidenciado que a produção acadêmica se concentra, majoritariamente, em comunicações apresentadas em eventos (36,8%) e artigos de periódicos (34,3%). Adicionalmente, foi identificada a existência de três tipos de perfil/atuação dos PPGCIs para o quinquênio: (a) perfil estável de produção, (b) perfil com leve decremento de produção, e (c) perfil com leve incremento de produção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marynice Medeiros Matos Autran, Universidade Federal da Paraíba

Professora do Departamento de Ciência da Informação -Universidade Federal da Paraíba Doutora em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais - Universidade do Porto/Universidade de Aveiro - Portugal

Maria Manuel Borges, Universidade de Coimbra

Professora do Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra PhD em Ciência da Informação

Jesús Pascual Mena-Chalco, Universidade Federal do ABC

Professor do Departamento de Matemática e Estatística da Universidade Federal do ABC PhD em Ciência da Computação

Victor Guimarães Pinheiro, Instituto Paraibano de Educação (UNIPÊ) Faculdade de Ensino Superior do Nordeste (FAESNE)

Professor do Instituto Paraibano de Educação (UNIPÊ) e da Faculdade de Ensino Superior do Nordeste (FAESNE) Especialista em Segurança da Iinformação

Downloads

Publicado

2015-12-17

Como Citar

Autran, M. M. M., Borges, M. M., Mena-Chalco, J. P., & Pinheiro, V. G. (2015). Perfil de produção acadêmica dos programas brasileiros de Pós-Graduação em Ciência da Informação 2008-2012. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 20(4), 57–78. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23020

Edição

Seção

Artigos