Características e produção científica dos grupos de pesquisa do CNPq/DGP nas áreas de Ciência da Informação e Museologia (1992 – 2012)

Autores

  • Jonathan Rosa Moreira Universidade de Brasília
  • Jayme Leiro Vilan Filho Universidade de Brasília
  • Suzana Pinheiro Machado Mueller Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Grupo de pesquisa, Diretório de grupos, Produção científica, Ciência da informação, Museologia

Resumo

Este artigo apresenta a evolução da produção científica dos grupos de pesquisa das áreas de Ciência da Informação e Museologia no Brasil cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, no que tange à evolução da produção e a variação de publicações por tipo de canal de comunicação em (i) Artigos Científicos em Periódicos, (ii) Livros, Organizados ou Edições, e (iii) Capítulos de Livros, considerando o período de 1992 a 2012. Trata-se de um estudo quantitativo com método de análise bibliométrica, que mostra um crescimento significativo na produção científica das áreas de Ciência da Informação e Museologia, mas não indica que há mudança na preferência entre os canais estudados, pois há predominância dos artigos científicos publicados em periódicos durante o período e para o universo estudados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jonathan Rosa Moreira, Universidade de Brasília

Possui graduação em Bacharelado em Sistemas de Informação pela Faculdade Cenecista de Brasília -Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (2008), MBA em Governança em Tecnologia da Informação pelo Centro Universitário do Maranhão (2009), Especialização Lato Sensu em Educação e Tecnologias para Educação a Distância pela Universidade Cidade de São Paulo (2011), mestrado no curso de Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação na Universidade Católica de Brasília (2011) e estuda no programa de doutorado em Ciência da Informação na Universidade de Brasília. Atualmente é adjunto de desenvolvimento de sistemas da Divisão de Simulação de Combate do Comando de Operações Terrestres do Exército Brasileiro. Trabalha com modelagem de sistemas informatizados, e desenvolvimento cross-platform com linguagem de programação C++ e framework Qt. CREA-DF 6181TD - Certificações: DELE, COBIT, ITILv2, ITILv3, RUPv7, UML2. Colaborador pesquisador no Instituto CTS, atuando em acessibilidade, mais especificamente, no projeto Libras em Sala de Aula . Projeto de tecnologia assistiva em parceria com a FENEIS e apoiado pela FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos. Coordenador e professor do curso superior em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade Projeção, unidade Guará, Coordenador do Núcleo de Desenvolvimento Científico. Editor dos periódicos científicos do Grupo Projeção. Árbitro de voleibol da Federação Brasiliense de Voleibol, REG/CBV 2.581.

Jayme Leiro Vilan Filho, Universidade de Brasília

Professor da UnB (1996-), Doutor em Ciência da Informação, Mestre em Biblioteconomia e Documentação com graduação em Processamento de Dados (1979-1982). Membro do Grupo de Pesquisa de Comunicação Científica (PPGCInf/UnB) atuando em atividades relacionadas com produção, colaboração, análise de citação e fluxo da informação científica nas áreas de informação no Brasil. Editor da base de dados ABCDM (2001-). Coordenador de Extensão da FCI de 2010-2011 e desde agosto de 2014, tendo coordenado e ministrado cursos de extensão (1999-2006). Atuou como analista de sistemas na BINAGRI/CENAGRI (1982-1984), SERPRO (1984-1985) e IBICT/CNPq (1985-1996).

Suzana Pinheiro Machado Mueller, Universidade de Brasília

Graduada em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal do Paraná (1962), Master in Library Science pela George Peabody College For Teachers (Nashville, Tenn, EUA, 1975), doutora (PhD) em Information Studies pela University of Sheffield (Inglaterra, GB, 1982) e fez estágio de pós-doutorado na University of Illinois (Ill. EUA, 1993). Professora Emerita (Universidade de Brasília, 2014) ,Professora Titular (aposentada em 2011), Professora Permanente do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília, Líder do Grupo de pesquisa Comunicação Científica (UnB/FCI). Entre as áreas de interesse de pesquisa e docência na Ciência da Informação, atua e publica principalmente nos seguintes temas: Comunicação Científica, Periódico científico, Bibliometria e Profissões da Informação.

Downloads

Publicado

2015-12-17

Como Citar

Moreira, J. R., Vilan Filho, J. L., & Mueller, S. P. M. (2015). Características e produção científica dos grupos de pesquisa do CNPq/DGP nas áreas de Ciência da Informação e Museologia (1992 – 2012). Perspectivas Em Ciência Da Informação, 20(4), 93–106. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23022

Edição

Seção

Artigos