Análise do fluxo informacional presente em uma empresa do segmento de serviços de valor agregado (SVA)

Autores

  • Izabella Bauer de Assis Cunha Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Frederico Cesar Mafra Pereira Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Jorge Tadeu de R. Neves Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Palavras-chave:

Informação, Gestão da Informação, Business Intelligence, Fluxo Informacional, Centro de Informação.

Resumo

O objetivo principal deste artigo foi demonstrar a existência e a importância do fluxo informacional entre o setor de Business Intelligence e os setores de Negócios e Produtos de uma empresa do segmento de Serviço de Valor Agregado (SVA). A principal fundamentação teórica baseou-se em modelos de identificação das necessidades, percepções e análises informacionais, processos de busca e uso da informação e representação do fluxo de informação. Foi utilizado o estudo de caso único como principal método de pesquisa. Foram realizadas entrevistas individuais em profundidade com o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento e os representantes das áreas envolvidas da empresa foco do estudo. Como resultados alcançados, foram identificados os gaps e possíveis melhorias do atual fluxo de informação existente entre os setores analisados, e proposto um modelo "ideal", com objetivo de aumentar a eficiência operacional e analítica entre os setores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Izabella Bauer de Assis Cunha, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Especialista em Gestão Estratégica da Informação (ECI-UFMG), Graduada em Gestão Tecnológica da Informação (UNI-BH)

Frederico Cesar Mafra Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutor e Mestre em Ciência da Informação (ECI-UFMG), Especialista em Gestão Estratégica de Marketing (CEPEAD-UFMG), Graduado em Ciências Econômicas (FACE-UFMG)

Jorge Tadeu de R. Neves, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutor e Mestre em Génie Industriel Et Gestion de L'Innovation Techno (École Centrale de Paris/França), Graduado em Engenharia Metalúrgica (PUCRio), Economia e Administração (UCAM)

Downloads

Publicado

2015-12-17

Como Citar

Cunha, I. B. de A., Pereira, F. C. M., & Neves, J. T. de R. (2015). Análise do fluxo informacional presente em uma empresa do segmento de serviços de valor agregado (SVA). Perspectivas Em Ciência Da Informação, 20(4), 107–128. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23023

Edição

Seção

Artigos