Compartilhamento de conhecimento: estudo bibliométrico das publicações acadêmicas realizadas de 1994 a 2014

Autores

  • Marilei Osinski UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina
  • Darlan José Roman UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Paulo Mauricio Selig UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Gestão do Conhecimento, compartilhamento de conhecimento, bibliometria, ativos intangíveis, competitividade.

Resumo

Atualmente o conhecimento é considerado um dos principais fatores de produção e agregação de valor, tanto no meio acadêmico quanto organizacional. A Gestão do Conhecimento, por sua vez, é considerada uma forma de melhorar o desempenho e aumentar a competitividade. Diante desses fatos, o objetivo da presente pesquisa foi fazer uma bibliometria dos artigos que tratam do tema compartilhamento de conhecimento no período de 1994 a 2014, disponíveis nas bases de dados SciELO e Scopus. Para alcançar o objetivo, inicialmente foi feita uma busca dirigida nas bases de dados em questão, selecionando os artigos pertinentes, que foram analisados em seguida. A presente pesquisa é quali-quantitativa e classifica-se como bibliométrica, descritiva, indutiva, aplicada e bibliográfica. Dentre os principais resultados alcançados percebe-se um crescimento expressivo do número de publicações a respeito de Compartilhamento de conhecimento no período analisado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilei Osinski, UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina

Bacharela em Ciências da Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento na Universidade Federal de Santa Catarina.

Darlan José Roman, UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor da Universidade Federal de Santa Catarina.

Paulo Mauricio Selig, UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2015-12-17

Como Citar

Osinski, M., Roman, D. J., & Selig, P. M. (2015). Compartilhamento de conhecimento: estudo bibliométrico das publicações acadêmicas realizadas de 1994 a 2014. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 20(4), 149–162. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23025

Edição

Seção

Artigos