A biblioteca universitária na educação a distância: papel, características e desafios

Autores

  • Priscila Machado Borges Sena Universidade Federal de Santa Catarina
  • Magda Teixeira Chagas Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Educação a Distância. Biblioteca Universitária. Polo Presencial.

Resumo

A Educação a Distância atrai adeptos que buscam flexibilidade para atender à complexidade de fenômenos proporcionados pela sociedade da informação. A presença das bibliotecas nos polos presenciais, é considerada primordial por representar a extensão das bibliotecas universitárias. Sabendo das dificuldades pelas quais passam as diferentes bibliotecas em nosso país, surge a preocupação sobre como estão sendo gerenciadas e mantidas essas instituições nos polos presenciais do Estado de Santa Catarina. O objetivo geral desta pesquisa é diagnosticar a situação atual das bibliotecas universitárias existentes nos polos de EaD, localizados no Estado de Santa Catarina, que ofertam cursos de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa classifica-se como exploratória-descritiva, utiliza o método de levantamento e apresenta uma abordagem qualiquantitativa. Constata-se que papel da Biblioteca Universitária na EaD é o de contribuir para a satisfação das necessidades informacionais de professores, alunos, técnicos e comunidades nas quais estão inseridas, fornecendo acesso às distintas fontes de informação. Ressalta-se que a presença de bibliotecários contribuiria para uma série de melhorias a serem implementadas nas bibliotecas analisadas. Percebe-se a necessidade da construção de parâmetros de qualidade que contribuam para a estruturação das bibliotecas dos polos de apoio presencial.

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Biografia do Autor

Priscila Machado Borges Sena, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora Substituta no Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina. Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina/Florianópolis (2014). Especialização em Gestão do Conhecimento pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (2012). Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Mato Grosso/Rondonópolis (2009). Experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão documental, gestão da informação, bibliotecas na educação a distância.

Magda Teixeira Chagas, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980). Mestrado em Bibliotecas Públicas, pela Universidade Federal da Paraíba (1987). Doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Professora associada da Universidade Federal de Santa Catarina. Atua, principalmente, nas áreas de leitura, bibliotecas escolares e gestão de unidades de informação.

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Publicado

2015-12-17

Como Citar

Sena, P. M. B., & Chagas, M. T. (2015). A biblioteca universitária na educação a distância: papel, características e desafios. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 20(4), 163–180. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23026

Edição

Seção

Artigos