O paradigma social e o tempo do conhecimento interativo: perspectivas e desafios para a arquitetura da informação pervasiva

Autores

  • Angela Halen Claro Bembem Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências
  • Henry Poncio Cruz Oliveira Universidade Federal da Paraíba
  • Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa Santos Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências

Palavras-chave:

Arquitetura da Informação, Arquitetura da Informação Pervasiva, Tempos da Ciência da Informação, Paradigmas da Ciência da Informação

Resumo

A possibilidade de disponibilização de informações em ambientes informacionais acessados pela diversidade de suportes e tecnologias requer um repensar da Ciência da Informação quanto à chamada Arquitetura da Informação clássica. O surgimento de uma Arquitetura da Informação Pervasiva, que vai além dos limites da Web, apresenta desafios à pesquisa e ação na Ciência da Informação. Para o entendimento dessa recente disciplina no escopo da Ciência da Informação é necessário regatar a compreensão dos tempos e paradigmas que estruturam essa ciência, a fim de que se esclareça o contexto dessa disciplina, bem como suas possibilidades de atuação no escopo da Arquitetura da Informação Pervasiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angela Halen Claro Bembem, Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências

Bacharel em Biblioteconomia pela UNESP (2010), mestre em Ciência da Informação pela UNESP (2013), e doutoranda em Ciência da da Informação pela UNESP. Atua como Coordenadora de Bibliotecas na Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Desenvolve suas pesquisas nas temáticas: Informação e Tecnologia, Inteligência Coletiva, Redes de Informação e Internet.

Henry Poncio Cruz Oliveira, Universidade Federal da Paraíba

Graduado em Física pela Universidade Federal da Paraíba (2007), mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFPB (2010), e doutor em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP (2014). É Professor Adjunto no Departamento de Ciência da Informação (DCI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).Pesquisador em temáticas relacionadas a Informação, Memória e Tecnologias, com especial ênfase em Arquitetura da Informação Pervasiva, Arquitetura de Livros Eletrônicos, Memória e Preservação em Ecologias Informacionais Complexas.

Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa Santos, Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências

Bacharel em Biblioteconomia pela UNESP (1980), mestre em Ciência da Informação pela PUC de Campinas (1983),e doutora em Semiótica e Lingüística Geral pela FFLCH/USP (1994) e livre-docente em Catalogação pela UNESP (2010). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da FFC/UNESP, na linha de pesquisa Informação e Tecnologia. Vice-Lider do Grupo de Pesquisa Novas Tecnologias em Informação (GP-NTI). Desenvolve suas pesquisas nas temáticas: Metadados, Catalogação e Tecnologias, Intersemiose Digital, Redes de Informação, Mapa do Conhecimento Humano.

Downloads

Publicado

2015-12-17

Como Citar

Bembem, A. H. C., Oliveira, H. P. C., & Santos, P. L. V. A. da C. (2015). O paradigma social e o tempo do conhecimento interativo: perspectivas e desafios para a arquitetura da informação pervasiva. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 20(4), 181–196. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23027

Edição

Seção

Artigos