Fluxo de procedimentos e fluxo de informações relativos ao ato infracional cometido por adolescentes

Autores

  • Eric Freitas Shynnier Escola de Ciência da Informação/UFMG.

Resumo

O presente estudo procura delinear os fluxos procedimental e informacional que envolvem a apreensão de adolescentes que praticam atos infracionais no município de Belo Horizonte e são encaminhados ao Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Autor de Ato infracional. A pesquisa foi realizada através da identificação, sistematização e descrição do ciclo de informações que ocorre durante o processo entre o acautelamento e a decisão judicial, da identificação dos órgãos envolvidos; da compreensão da forma como são geradas e transferidas as informação relacionadas aos procedimentos de acautelamento de adolescentes autores de ato infracional, das caracterização dos sistemas e das informações disponibilizadas no decorrer destes procedimentos, da análise dos documentos e da verificação de como esses documentos e informações subsidiam as decisões judiciais em cada fase do processo. A dissertação apresenta uma revisão da literatura que envolve a Ciência da Informação, com ênfase no paradigma social, bem como bibliografia referente à conceitualização de adolescência, à justiça juvenil e ao acesso à justiça no Brasil. A historicidade da construção da responsabilidade penal do adolescente é apresentada, passando pelos marcos legais até a promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente, como também, é relatada uma breve retrospectiva sobre o sistema socioeducativo em Belo Horizonte. A metodologia está estruturada na pesquisa documental, descritiva e quantitativa, a partir da coleta de dados em fontes de informações secundárias, extraídas em instituições que produzem relatórios estatísticos acerca do adolescente autor de ato análogo ao crime. A relevância dessa dissertação se mostra ao propiciar o entendimento desses processos, tendo como resultado o delineamento dos dois fluxos correlatos que foram analisados no estudo – procedimental e informacional, que permite o conhecimento dos procedimentos, das instituições e dos perfis dos adolescentes que comentem ato infracional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eric Freitas Shynnier, Escola de Ciência da Informação/UFMG.

Graduado em Biblioteconomia, com enfase em Gestão da Informação, pela Escola de Ciência da Informação/UFMG (2008). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Processos de Disseminação da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: sociedade civil, direito da criança, sociedade da informação, rede sociais e politicas de informação, cultura, identidades, modos de vida.

Downloads

Publicado

2018-02-21

Como Citar

Shynnier, E. F. (2018). Fluxo de procedimentos e fluxo de informações relativos ao ato infracional cometido por adolescentes. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 20(4), 227–228. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23036

Edição

Seção

Teses e Dissertações