Leitura e letramento informacional: uma revisão de literatura

Autores

  • Giordani Avila Reis Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

A inquietude empírica vivenciada a partir do contato com discussões acaloradas em sala de aula durante o Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), discussões estas fruto do evidente desconforto e resistência à leitura, da dificuldade de assimilação, análise e interpretação, aliado ao déficit na produção de trabalhos acadêmicos compatíveis e harmônicos com o ―status quo‖ acadêmico, motivaram o presente trabalho de revisão bibliográfica. A pesquisa revela de forma peremptória que o problema da leitura acomete o indivíduo desde os níveis elementares de formação, alfabetização, até a universidade, onde sua carência é resultante de um processo educacional fragmentado e irremediavelmente comprometido. A indissociabilidade entre conceitos de alfabetização e letramento deveria possibilitar um estender de significações que garantisse a consecução do letramento informacional. Entretanto, descortina-se que a carência de leitura é a parte faltante na equação que o letramento informacional não comporta. O desenvolvimento do trabalho teve como norte o artigo cientifico da autora Shirley Behrens (1994) que discorre sobre as origens e evolução do conceito de letramento informacional. Seguindo a metodologia utilizada pela autora, buscamos trabalhar os conceitos aqui analisados concatenando a revisão bibliográfica em períodos,ultimando expandir significados e significações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giordani Avila Reis, Universidade Federal de Minas Gerais

Formado em Direito pela PUC-MG em 1995; Formado em Letras pela UFMG em 2002; Mestrando em Ciência da Informação pela UFMG com previsão de término em 2016;

Downloads

Publicado

2018-02-21

Como Citar

Reis, G. A. (2018). Leitura e letramento informacional: uma revisão de literatura. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 20(4), 229. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23037

Edição

Seção

Teses e Dissertações