Adaptação de um instrumento para avaliação do impacto de bibliotecas escolares
estudo com o questionário do Student Learning Through Ohio School Libraries (OELMA)
Palavras-chave:
Biblioteca escolar, Instrumento de avaliação, Impacto, OELMAResumo
O impacto das bibliotecas escolares na aprendizagem de alunos não tem sido verificado de forma sistemática devido à falta de instrumentos adequados, em particular no contexto nacional. Realizou-se um estudo com o objetivo de adaptar o instrumento utilizado na pesquisa Student Learning through Ohio School Libraries (OELMA) do Center for International Scholarship in School Libraries à realidade brasileira com relação a conteúdo, estrutura das questões, nível de complexidade e linguagem. Após adequações e tradução do questionário para o português a versão foi validada por três juízes. O questionário então foi aplicado a três turmas do ensino fundamental brasileiras. Foram analisadas as respostas obtidas em relação ao propósito das questões e verificados os registros da observação da atitude das crianças durante aplicação. A partir dos resultados, foi elaborada uma nova versão do questionário que foi aplicado a turmas de 4º e 5º ano do ensino fundamental. Os resultados apontaram que a maior parte das dúvidas e problemas relacionados às questões da primeira versão do questionário foram sanadas na segunda versão. Acredita-se que o questionário foi em grande parte adequado à realidade e atualidade brasileira, principalmente com relação ao conteúdo. Entretanto, ainda há a necessidade de adequações que podem ser realizadas em estudos complementares ampliados.
Downloads
Referências
CENTER FOR INTERNATIONAL SCHOLARSHIP IN SCHOOL LIBRARIES (CISSL). Impact Studies, 2017. Disponível em: <http://cissl.rutgers.edu/joomla-license/impact-studies>. Acesso em: 01 set. 2017a.
CENTER FOR INTERNATIONAL SCHOLARSHIP IN SCHOOL LIBRARIES (CISSL). Impact Studies – OELMA, 2017e. Disponível em: <http://cissl.rutgers.edu/joomla-license/impact-studies/53-impact-studies-oelma>. Acesso em: 22 jun. 2016.
CLARO, M. T. Escala de faces para avaliação da dor em crianças: etapa preliminar. 1993. 60 p. Dissertação (Mestrado) - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, 1993.
FLANAGAN, J.C. The critical incident technique. Psychological Bulletin, [S.l.], v. 51, n. 4, p. 327-358, 1954.
IFLA. Alexandria Manifesto on Libraries, the Information Society in Action. Egito: IFLA, 2005. Disponível em: < http://www.ifla.org/publications/alexandria-manifesto-on-libraries--the-information-society-in-action>. Acesso em: 19 fev. 2015
IFLA SCHOOL LIBRARIES SECTION STANDING COMMITTEE; SCHULTZ-JONES, Barbara (Ed.); OBERG, Dianne (Ed.). IFLA School Library Guidelines. 2. ed. rev. Holanda: IFLA, 2015. Disponível em: <https://www.ifla.org/files/assets/school-libraries-resource-centers/publications/ifla-school-library-guidelines.pdf>. Acesso: 11 jun. 2017.
OHIO EDUCATIONAL LIBRARY MEDIA ASSOCIATION (OELMA). Student Learning through Ohio School Libraries: The Ohio Research Study, 2017. Disponível em: <http://www.oelma.org/ohio-research-study/>. Acesso em: 08 jan. 2017.
TODD, R. J. Evidence-based practice and school libraries: Interconnections of Evidence, Advocacy & Actions. Knowledge Quest, [S.l.], v. 43, n. 3, p. 8-15, jan.-fev. 2015. Disponível em: <http://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1048950.pdf>. Acesso em: 10 fev. 2016.
TODD, R. J. Transitions for Preferred Futures of School Libraries: Knowledge Space, Not Information Place; Connections, Not Collections; Actions, Not Positions; Evidence, Not Advocacy. International Association of School Libraries Conference, Auckland, New Zealand, 2001
TODD, R. J.; KUHLTHAU, C. Student learning through Ohio school libraries, Part 1: How effective school libraries help students. School Libraries Worldwide, v. 11, n. 1, p. 63-88, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Perspectivas em Ciência da Informação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.