Adaptação de um instrumento para avaliação do impacto de bibliotecas escolares

estudo com o questionário do Student Learning Through Ohio School Libraries (OELMA)

Autores

Palavras-chave:

Biblioteca escolar, Instrumento de avaliação, Impacto, OELMA

Resumo

O impacto das bibliotecas escolares na aprendizagem de alunos não tem sido verificado de forma sistemática devido à falta de instrumentos adequados, em particular no contexto nacional. Realizou-se um estudo com o objetivo de adaptar o instrumento utilizado na pesquisa Student Learning through Ohio School Libraries (OELMA) do Center for International Scholarship in School Libraries à realidade brasileira com relação a conteúdo, estrutura das questões, nível de complexidade e linguagem. Após adequações e tradução do questionário para o português a versão foi validada por três juízes. O questionário então foi aplicado a três turmas do ensino fundamental brasileiras. Foram analisadas as respostas obtidas em relação ao propósito das questões e verificados os registros da observação da atitude das crianças durante aplicação. A partir dos resultados, foi elaborada uma nova versão do questionário que foi aplicado a turmas de 4º e 5º ano do ensino fundamental. Os resultados apontaram que a maior parte das dúvidas e problemas relacionados às questões da primeira versão do questionário foram sanadas na segunda versão.  Acredita-se que o questionário foi em grande parte adequado à realidade e atualidade brasileira, principalmente com relação ao conteúdo. Entretanto, ainda há a necessidade de adequações que podem ser realizadas em estudos complementares ampliados.

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Biografia do Autor

Thaís Guedes Ferreira

Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação na Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, campus de Marília. Graduada no curso de Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, campus de Marília. Possui curso Técnico em Ciência da Computação pela Escola Técnica Antonio Devisate (2010). Tem como áreas de interesse: comportamento informacional, competência informacional, bibliotecas escolares, ensino-aprendizagem, níveis de leitura. Foi bolsista de iniciação Científica PIBIC/CNPq por dois anos e três meses no projeto "Comportamento informacional de pesquisadores no domínio da Educação e sua influência sobre pós-graduandos"

Helen de Castro Silva Casarin, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992), mestrado em Ensino na Educação Brasileira pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996), doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) e Livre-Docência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011). Atualmente é professor Associado do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. É bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq e líder do grupo de pesquisa "Comportamento e competência informacionais". Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento informacional, competência informacional e biblioteca escolar.

Cátia Candida de Almeida

Possui doutorado em Ciência da Informação,UNESP campus Marília. Mestrado em Educação Matemática. Especialização em Economia Financeira. Graduação em Estatística, UNESP campus Presidente Prudente e Licenciatura em Matemática. Experiência nas áreas de Estatística, Bioestatística e Estudos Métricos.

Referências

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Publicado

2022-10-06

Como Citar

Guedes Ferreira, T., de Castro Silva Casarin, H. ., & Candida de Almeida, C. . (2022). Adaptação de um instrumento para avaliação do impacto de bibliotecas escolares: estudo com o questionário do Student Learning Through Ohio School Libraries (OELMA). Perspectivas Em Ciência Da Informação, 27(3). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/25552

Edição

Seção

Artigos