Dois dedos de prosa sobre competência crítica em informação
Palavras-chave:
Teorias críticas. Teorias feministas. Pedagogias críticas. Competência em informação. Alfabetização Midiática e Informacional.Resumo
O presente artigo é um diálogo entre duas pesquisas de doutorado em torno do conceito competência crítica em informação. Trata-se de um estudo comparativo que tem por objetivo destacar, por um lado, as características teóricas e os resultados de cada pesquisa e, por outro, suas interseções. A análise indica que ambas fazem movimentos de mergulho em teorias críticas enquanto abordam lateralmente campos vizinhos, sendo uma voltada para a análise de práticas de ensino críticas e a outra para uma discussão teórico-epistemológica, tornando-se bastante complementares. Os resultados apontam diferenças epistemológicas entre Competência em Informação (CoInfo) e Competência Crítica em Informação (CCI), além de trazer relatos de práticas de ensino consideradas críticas a partir do olhar feminista. Conclui com uma visão convergente, embora oriunda de processos e resultados distintos, de que a competência crítica em informação é um instrumento útil para preparar pessoas para lidar com os imensos desafios informacionais do nosso tempo.
Referências
ASSOCIATION OF COLLEGE AND RESEARCH LIBRARIES (ACRL). Framework for Information Literacy in Higher Education. Jan. 2016. Disponível em: https://www.ala.org/acrl/standards/ilframework. Acesso em: 18 set. 2021.
AMGOTT, Natalie. Critical literacy in #digitalactivism: collaborative choice and action. International Journal of Information and Learning Technology, [s.l], v. 35, n. 5, p. 329-341, 2018.
ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. O que é ciência da informação. Belo Horizonte: KMA, 2018.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011.
BASTOS, Pablo Nabarrete. Dialética do engajamento: uma contribuição crítica ao conceito. Matrizes, São Paulo, v. 14, n. 1. jan./abr. 2020. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/157540/160692. Acesso em: 18 set. 2021.
BRISOLA, Anna Cristina C. de A. S. Competência crítica em informação como resistência à sociedade da desinformação sob um olhar freiriano: diagnósticos, epistemologia e caminhos ante as distopias informacionais contemporâneas. Orientador: Marco André Feldman Schneider. 2021. 295 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro; Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, 2021. Disponível em: https://ridi.ibict.br/handle/123456789/1165. Acesso em: 18 set. 2021.
BRISOLA, Anna Cristina; SCHNEIDER, Marco; SILVA JUNIOR, Jobson F. Competência crítica em informação, ética intercultural da informação e cidadania global na era digital: fundamentos e complementaridades. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 18., 2017, Marília. Anais [...]. Marília: Unesp, 2017. Disponível em: http://enancib.marilia.unesp.br/index.php/XVIII_ENANCIB/ENANCIB/paper/view/417. Acesso em: 18 set. 2021.
CAPURRO, Rafael; HJØRLAND, Birger. O conceito de informação. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 12, n. 1, p. 148-207, 2007.Disponível em: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/54/47. Acesso em: 24 jul. 2021.
DE LUCCA, Djuli Machado; VITORINO, Elizete Vieira. Competência em informação e suas raízes teórico-epistemológicas da Ciência da Informação: em foco, a fenomenologia. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 25, n. 3, p. 22-48, 2020. Disponível em: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/issue/view/198/showToc. Acesso em: 24 jul. 2021.
DEWEY, John. Como pensamos: como se relaciona o pensamento reflexivo com o processo educativo: uma reexposição. 3. ed. São Paulo: Ed. Nacional, 1959.
DOWNEY, Annie. Critical Information Literacy: foundations, inspiration and ideas. Sacramento, CA: Library Press Juice, 2016.
DOYLE, Andréa. Competências em informação, mídia e tecnologias digitais e a desconstrução de estereótipos de gênero: práticas de ensino críticas. Orientadora: Gilda Olinto. 2021. 218 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro; Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, 2021.
DUDZIAK, Elizabeth Adriana. Information Literacy: princípios, filosofia e prática. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 1, p. 23-35, jan./abr. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ci/v32n1/15970.pdf. Acesso em: 24 jul. 2021.
ELMBORG, James. Critical information literacy: definitions and challenges. In: WILKINSON, Carroll Wetzel; BRUCH, Courtney (org.). Transforming information literacy programs: intersecting frontiers of self, library culture, and campus community. Chicago, IL: Association of College and Research Libraries, 2012.
FACHIN, Odília. Fundamentos de metodologia. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2006. Disponível em: http://maratavarespsictics.pbworks.com/w/file/fetch/74302802/FACHIN-Odilia-fundamentos-de-Metodologia.pdf. Acesso em: 10 out. 2021.
FADEL, Bárbara et al. Gestão, mediação e uso da informação. In: VALENTIM, Marta (org.). Gestão, mediação e uso da informação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. p. 13-32. Disponível em: https://www.repositoriobib.ufc.br/000006/00000603.pdf. Acesso em: 10 out. 2021.
FARIA, Maria Giovana Guedes; VARELA, Aida Varela; FREIRE, Isa Maria. Competência em informação para comunidades: empoderamento e protagonismo social. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 24, n. 1, p. 4-24, jan./mar. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pci/a/NGmZCZBr6xtPPVhMwnLj4Ry/?lang=pt. Acesso em: 6 nov. 2021.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GONZALES, Lélia. Racismo e sexismo na Cultura Brasileira. In: CIÊNCIAS SOCIAIS HOJE: 1984. São Paulo: ANPOCS, 1984. p. 223-244.
GRAMSCI, Antonio. Introdução ao estudo da filosofia: a filosofia de Benedetto Croce. Tradução: Carlos Nelson Coutinho. 10. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999. (Cadernos do Cárcere, v. 1).
HANISCH, Carol. The personal is political. 1969. Disponível em: http://www.carolhanisch.org/CHwritings/PersonalIsPol.pdf. Acesso em: 20 fev. 2020.
HARAWAY, Donna. Situated knowledges: the science question in feminism and the privilege of partial perspective. Feminist Studies, [s.l.], v. 14, n. 3, p. 575-599, 1988. Disponível em: https://philpapers.org/archive/HARSKT.pdf. Acesso em: 10 out. 2021.
HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Filosofia da história. Tradução: Maria Rodrigues e Hans Harden. 2. ed. Brasília: Editora da UnB, 1998.
HOLLEY, Debbie; BOYLE, Tom. Empowering teachers to author multimedia learning resources that support students' critical thinking. European Journal of Open, Distance and E-Learning, [s.l.], n. 1, p. 1-8, 2012.
HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. Tradução: Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
HORKHEIMER, Max. Teoria tradicional e teoria crítica. In: HORKHEIMER, Max; ADORNO, Theodor. Textos escolhidos. São Paulo: Abril Cultural, 1983. p. 31-68.
LABORNE, Ana Amélia de Paula. Branquitude em foco: análises sobre a construção da identidade branca de intelectuais no Brasil. Orientadora: Nilma Lino Gomes. 2014. 156 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação Conhecimento e Inclusão Social, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9TDHHV/1/tese_final_revisada_ana_dez.pdf. Acesso em: 10 out. 2021.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. Tradução: Rubens Enderle, Nélio Schneider, Luciano Cavini Martorano. São Paulo: Boitempo, 2007.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto Comunista. Tradução: Álvaro Pina. São Paulo: Editora Instituto José Luis e Rosa Sundermann, 2003.
MCNICOL, Sarah. Critical Literacy for Information Professionals. London: Facet. 2016.
OTTONICAR, Selma Leticia Capinzaiki; FURTADO, Renata Lira; YAFUSHI, Cristiana Portero. O estereótipo de gênero no contexto inteligência artificial: uma nova missão da competência em informação. In: SEMINÁRIO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO , 8., Londrina, 2019. Anais […]. Londrina: UEL, 2019. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/cinf/index.php/secin2019/secin2019/paper/viewFile/537/370. Acesso em: 10 out. 2021.
POULUS, David; EXLEY, Beryl. Critical literacy for culturally diverse teenagers: “I've learned something that is actually useful”. Journal of Adolescent & Adult Literacy, [s.l.], v. 62, n. 3, p. 271-280, Nov./Dec. 2018.
RIGHETTO, Guilherme Goulart; VITORINO, Elizete Vieira. #TRANSliteracy: competência em informação voltada às pessoas trans*. São Paulo: Pimenta Cultural, 2019. Disponível em: https://www.pimentacultural.com/transliteracy. Acesso em: 10 out. 2021.
SANTOS, Raimundo Nonato Ribeiro dos; LIMA, Gláucio Barreto de; FREIRE, Isa Maria. Interfaces sociais da Ciência da Informação: competência em informação por pessoas LGBTI. In: FARIAS, Gabriela Belmont de; FARIAS, Maria Giovanna Guedes (org.). Competência e mediação da informação: percepções dialógicas entre ambientes abertos e científicos. São Paulo: Abecin, 2019. p. 130-143. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/editora/article/view/218. Acesso em: 10 out. 2021.
SCHNEIDER, Marco. CCI/7: Competência crítica em informação (em 7 níveis) como dispositivo de combate à pós-verdade. In: BEZERRA, Arthur Coelho Bezerra; SCHNEIDER, Marco; PIMENTA, Ricardo; SALDANHA, Gustavo (org.). iKritika: estudos críticos em informação. Rio de Janeiro: Gramond, 2019. p. 73-116. Disponível em: https://www.garamond.com.br/wp-content/uploads/2020/06/iKr%C3%ADtika_Livro.pdf?thwepof_product_fields=. Acesso em: 10 out. 2021.
UNESCO. Media and Information Literacy. [2020]. Disponível em: http://www.unesco.org/new/en/communication-and-information/media-development/ media-literacy/mil-as-composite-concept/. Acesso em: 15 mar. 2020.
WILDEN, Anthony. Informação. In: ENCICLOPÉDIA EINAUDI: Comunicação - Cognição. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2001. v. 34.
ZURKOWSKI, Paul. G. The Information Service Environment Relationships and Priorities. Washington, DC: National Commission on Libraries and Information Science. Nov. 1974. Disponível em: http://files.eric.ed.gov/fulltext/ED100391.pdf. Acesso em: 20 abr. 2019.