Competência Arquivística e Inteligência Arquivística como vertentes da Competência em Informação no horizonte da Arquivologia contemporânea
Palavras-chave:
Competência em informação; Arquivologia; Usuários de arquivo; Competência Arquivística; Inteligência Arquivística.Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar um panorama das discussões acerca da díade Arquivologia – Competência em Informação, partindo da estrutura teórico-conceitual “Dimensões conceituais para a inserção da Competência em Informação no cenário arquivístico brasileiro”. Trata-se de uma revisão bibliográfica que visa apresentar o escopo teórico e as discussões já estabelecidas sobre as temáticas, apontar perspectivas de pesquisas, bem como possibilidades para inserção de novos elementos teórico-práticos ao universo que vem se consolidando acerca da Competência em Informação e suas vertentes no contexto arquivístico. Tendo como base a estrutura proposta e visando ampliar o rol de relações em torno da díade Arquivologia – Competência em Informação, foram incluídos três elementos no eixo III – Arquivo, da dimensão 5 – Arquivologia: Usuários de arquivo, Competência Arquivística e Inteligência Arquivística. Os elementos inseridos, especificamente, Competência Arquivística e Inteligência Arquivística, devem configurar como parte do referencial teórico-prático que compõe a linha 1 e ser inseridos, ainda que de forma transversal, na linha 2, respectivamente “Referencial teórico-prático arquivístico” e “Diretrizes curriculares, Projetos Pedagógicos e Preceitos da Competência em Informação”, ambos no eixo I – Arquivologia da Dimensão 5. Em pesquisas futuras será possível relacionar tais elementos com as demais dimensões que formam a referida estrutura conceitual.
Downloads
Referências
ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Dicionário brasileiro de terminologia arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005.
ASSOCIATION OF COLLEGE AND RESEARCH LIBRARIES. Framework for Information Literacy for Higher Education. Chicago: ACRL, 2016. Disponível em: http://www.ala.org/acrl/standards/ilframework. Acesso em: 10 nov. 2021.
ÁVILA, Rodrigo F.; SOUSA, Renato T. B. A aporia dos estudos de comportamento informacional na arquivística. Cenário Arquivístico, Brasília, v. 4, n. 1, p. 41-53, jan./jun., 2011.
BALBINO, Giseli. M. S.; ROCHA, Eliane C. de F. Estudo de usuário interno em serviços de arquivos de recursos humanos: avaliação da qualidade de serviços e necessidades de informação. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 6, n. 2, out. 2016. Disponível em: https://www.brapci.inf.br/index.php/res/v/64384. Acesso em: 12 abr. 2021
BELLOTTO, Heloísa L. Arquivos permanentes: tratamento documental. São Paulo: FGV Editora, 2004.
CAMPELLO, Bernadete. A escolarização da competência informacional. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 63-77, dez. 2006.
CAVALCANTE, Celineide Rodrigues. Inteligência arquivística: um conceito à luz da Teoria Fundamentada em Dados. 2021. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021.
DUDZIAK, Elizabeth A. Políticas de competência em informação: leitura sobre os primórdios e a visão dos pioneiros da information literacy. In:
ALVES, F. M. M.; CORRÊA, E. C. D.; LUCAS, E. R. O. (org.). Competência em informação: políticas públicas, teoria e prática. EDUFBA, 2016. p. 19- 50.
DUDZIAK, Elizabeth A. Os faróis da sociedade de informação: uma análise crítica sobre a situação da competência em informação no Brasil. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v.18, n.2, p. 41-53, maio/ago. 2008. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/1704. Acesso em 25 out. 2021.
DUFF, Wendy M. Mediação arquivística. In: EASTWOOD, T.; MACNEIL, H. H. (org.). Correntes atuais do pensamento arquivístico. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2016. p. 171-202.
FURTADO, Renata Lira. Desenvolvimento e formação de competência em informação: um mapeamento de modelos, padrões e documentos. 2014. 157 f. Dissertação(Mestrado em Ciência da Informação) - Departamento de Ciência da Informação, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2014.
FURTADO, Renata Lira. A competência em Informação no cenário arquivístico: uma contribuição teórico-aplicada. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Faculdade de Filosofia e Ciência, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2019. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/180950/furtado_rl_dr_mar.pdf?sequence=3&isAllowed=y#:~:text=A%20Compet%C3%AAncia%20em%20Informa%C3%A7%C3%A3o%20no,366f.&text=Tese%20(Doutorado%20em%20Ci%C3%AAncia%20da,1. Acesso em: 27 ago. 2021.
FURTADO, Renata Lira; SANTOS, Felipe César Almeida. Archival literacy: um diálogo da Arquivologia com a Competência em Informação. Ciência da Informação em Revista, Maceió, v. 8, n. 2, p. 55-71, 2021. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/cir/issue/view/618. Acesso em: 12 nov. 2021.
GILLILAND-SWETLAND, Anne J.; KAFAI, Yasmin B.; LANDIS, William E. Integrating primary sources into the elementary school classroom: A case study of teachers' perspectives. Archivaria, [s.l.], p. 89-116, 1999.
HANKINS, Rebecca. Information Literacy and Instruction: Embracing Informational and Archival Literacies: Challenges and Successes. Reference & User Services Quarterly, [s.l.], v. 58, n. 3, p. 153-157, 2019.
HENSLEY, Merinda Kaye; MURPHY, Benjamin; SWAIN, Ellen D. Analyzing archival intelligence: a collaboration between library instruction and archives. Communications in Information Literacy, [s.l.], v. 8, n. 1, p. 3, 2014.
HORTON JR., Forest Woody. Understanding information literacy: a primer, an easy-to-read, non-technical overview explaining what information literacy means, designed for busy public policy-makes, business executives, civil society administrators and practicing professionals. [S.l], 2008. Disponível em: https://eduq.info/xmlui/bitstream/handle/11515/17980/157020e.pdf?sequence=1. Acesso em: 5 nov. 2021.
JARDIM, José M.; FONSECA, Maria O. Estudos de usuários em arquivos: em busca de um estado da arte. DataGramaZero:-Revista de Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v. 5, n. 5, 2004. Disponível em: http://www.arquivoestado.sp.gov.br/site/assets/difusao/curso_usp/AULA_4_JARDIM.pdf. Acesso em: 5 nov. 2021.
JOHNSTON, Bill; WEBBER, Sheilla. As we may think: Information Literacy as a discipline for the information age. Research Strategies, [s.l.], v. 20, n. 3, p. 108-121, 2006.
LISTON, Rose Cristiani; SANTOS, Plácida da Costa. Representando a Information Literacy “Competências Informacionais” na Biblioteconomia. Em Questão, Porto Alegre, v. 14, n. 2, p. 287-300, 2008.
MORRIS, Sammie; MYKYTIUK, Lawrence; WEINER, Sharon. Archival literacy for history students: Identifying faculty expectations of archival research skills. The American Archivist, [s.l.], v. 77, n. 2, p. 394-424, 2014.
NUÑES PAULA, Israel A.; ZAYAS CABALLERO, Irisleydis. Análisis de modelos sobre Comportamiento Informacional, desde un enfoque socio-psicológico. Bibliotecas. Anales de Investigación, [s.l.], v. 12, n. 1, p. 59-85, 2016. Disponível em: http://revistas.bnjm.cu/index.php/BAI/article/view/161. Acesso em: 10 abr. 2021.
OLIVER, Gillian. The records perspective: a neglected aspect of information literacy. Information Research, [s.l.], v. 22, n. 1, p. 27-29, Mar. 2017. Disponível em: http://informationr.net/ir/22-1/colis/colis1607.html. Acesso em: 21 out. 2021.
RAHMAN, Mukhlesur; SHOEB, Zahid Hossain. Redesigning archive literacy service by using social media as a tool: Cases in Japan archive centers. Annals of Library and Information Studies, [s.l.], v. 67, p. 118-124, June 2020. Disponível em: http://op.niscair.res.in/index.php/ALIS/article/view/32920/465477757. Acesso em: 10 maio 2021.
ROCHA, Eliane C. DE F.; PARRELA, Ivana D. “Com a palavra, o usuário”: o que dizem os usuários do Arquivo Nacional sobre suas pesquisas na instituição. Acervo, [s.l.], v. 33, n. 3, p. 227-238, 5 nov. 2021.
SANTOS, Felipe César Almeida; FURTADO, Renata Lira. Archival literacy: estreitando as relações entre a competência em informação com a Arquivologia. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 17, n. esp., p. 1-18, 2021. Disponível em: https://febab.emnuvens.com.br/rbbd/article/view/1647. Acesso em: 23 nov. 2021.
SILVA, Denise A. Arquivos: uma abordagem inicial sobre o termo usuário. Cenário Arquivístico, Brasília, v. 4, n. 1, p. 9-21, jan./jun. 2011.
SILVA, Anahi Rocha; VIGNOLI, Richele Grenge; VITORIANO, Marcia Cristina de Carvalho Pazin. Competência Arquivística em Arquivos Universitário. In: VALENTIM, M. L. P.; BELLUZZO, R. C. B. (org.). Perspectivas em competência em informação. São Paulo: Abecin Editora, 2020. p. 141 - 171. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/editora/issue/view/36. Acesso em: 10 out. 2021.
SINN, Donghee. Room for archives? Use of archival materials in No Gun Ri research. Archival Science, [s.l.], v. 10, n. 2, p. 117-140, 2010.
TARRAUBELLA I MIRABET, Xavier. Els arxius e els seus usuaris. [S. l.: s. n.], 1998.
TRACE, Ciaran B. Dentro ou fora do documento? Noções de valor arquivístico. In: EASTWOOD, T.; MACNEIL, H. Correntes atuais do pensamento arquivístico. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2016. p. 77-106.
VIARS, Karen E.; PELLERIN, Amanda G. Collaboration in the Midst of Change: Growing Librarian-Archivist Partnerships for Engaging New Students and Faculty. Collaborative Librarianship, [s.l.], v. 9, n. 4, p. 6, 2017.
VIEIRA, Thiago de Oliveira; BITTENCOURT, Paola Rodrigues; MARIZ, Anna Carla Almeida. As relações entre a arquivologia e as humanidades digitais: a literacia arquivística como meio de interação arquivo e comunidade no acesso à informação Liinc em revista, Brasília, v. 15, n. 1, 2019. Disponível em: http://revista.ibict.br/liinc/article/view/4548/4138. Acesso em: 10 nov. 2021.
VILAR, Polona; ŠAUPERL, Alenka. Archival Literacy: Different Users, Different Information Needs, Behaviour and Skills. In: KURBANOĞLU, S.; ŠPIRANEC, S.; GRASSIAN, E., MIZRACHI, D., CATTS R. (ed.). Information Literacy, Lifelong Learning and Digital Citizenship in the 21st Century, [s.l.], v. 492, p. 149-59, 2014. Disponível em: https://doi-org.ez3.periodicos.capes.gov.br/10.1007/978-3-319-14136-7_16. Acesso em: 10 nov. 2021.
VITORIANO, Marcia Cristina de Carvalho Pazin; LEME, Thalita Fernanda; CASARIN, Helen de Castro Silva. Estudos de usuários em arquivos: panorama dos relatos de experiência publicados em periódicos nacionais. Acervo, [s.l.], v. 33, n. 3, p. 154-174, 2020. Disponível em: http://revista.arquivonacional.gov.br/index.php/revistaacervo/article/view/1612. Acesso em: 20 abr. 2021
WEINER, Sharon A.; MORRIS, Sammie; MYKYTIUK, Lawrence J. Archival literacy competencies for undergraduate history majors. The American Archivist, [s.l.], v. 78, n. 1, p. 154-180, 2015.
YAKEL, Elizabeth; TORRES, Deborah. AI: Archival intelligence and user expertise. The American Archivist, [s.l.], v. 66, n. 1, p. 51-78, 2003.
ZURKOWSKI, Paul G. Information services environment relationships and priorities. Washington, D.C: National Commission on Libraries and Information Science, 1974. (Related Paper, No. 5). Disponível em: http://files.eric.ed.gov/fulltext/ED100391.pdf. Acesso em: 29 out. 2021.