Competência em Informação, Escrita Científica e Educação do Cientista

Autores

Palavras-chave:

Cognição; Linguagem; Tecnologia; Comunicação científica; Educação do cientista; Competência em Informação.

Resumo

A educação científica faz avançar o conhecimento enquanto promove a formação do ser humano. É um processo complexo e dinâmico, que demanda desenvolvimento integrado e interdisciplinar de habilidades e competências, pautado em valores, sentimentos e atitudes. Este é um relato de experiências de um laboratório extensionista de letramento técnico-científico, de um grupo de pesquisas em comunicação científica, em um Instituto Federal. A partir da articulação do trabalho de uma linguista cognitivista, de uma bibliotecária e de um cientista da computação, são desenvolvidas atividades pedagógicas e produzido material didático tecnológico para as aulas regulares e para cursos de extensão presenciais e online, fundamentados em um modelo conceptual que mescla a competência em informação e a escrita científica como processo de aprendizagem, e orienta a elaboração da pesquisa científica e a escrita de textos acadêmicos.

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Biografia do Autor

Rosana Ferrareto Lourenço Rodrigue, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Docente da área de Letras do IFSP São João da Boa Vista e do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) de Sertãozinho. Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Unesp. Pós-Doutora em Ciências Cognitivas pela Case Western Reserve University. Líder do Grupo de Pesquisas em Comunicação Científica aCOMTECe.

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Publicado

2022-06-07

Como Citar

Ferrareto Lourenço Rodrigue, R. . (2022). Competência em Informação, Escrita Científica e Educação do Cientista. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 27(2). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/40005

Edição

Seção

Seção 2: Competência em informação em diferentes contextos e perspectivas de aplicação