Competência em Informação, Escrita Científica e Educação do Cientista

Autores

Palavras-chave:

Cognição; Linguagem; Tecnologia; Comunicação científica; Educação do cientista; Competência em Informação.

Resumo

A educação científica faz avançar o conhecimento enquanto promove a formação do ser humano. É um processo complexo e dinâmico, que demanda desenvolvimento integrado e interdisciplinar de habilidades e competências, pautado em valores, sentimentos e atitudes. Este é um relato de experiências de um laboratório extensionista de letramento técnico-científico, de um grupo de pesquisas em comunicação científica, em um Instituto Federal. A partir da articulação do trabalho de uma linguista cognitivista, de uma bibliotecária e de um cientista da computação, são desenvolvidas atividades pedagógicas e produzido material didático tecnológico para as aulas regulares e para cursos de extensão presenciais e online, fundamentados em um modelo conceptual que mescla a competência em informação e a escrita científica como processo de aprendizagem, e orienta a elaboração da pesquisa científica e a escrita de textos acadêmicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosana Ferrareto Lourenço Rodrigue, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Docente da área de Letras do IFSP São João da Boa Vista e do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) de Sertãozinho. Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Unesp. Pós-Doutora em Ciências Cognitivas pela Case Western Reserve University. Líder do Grupo de Pesquisas em Comunicação Científica aCOMTECe.

Referências

ALVES, R. Ostra feliz não faz pérola. 2. ed. São Paulo: Planeta, 2014.

AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION [ALA]. ALA Presidential Committee on Information Literacy: final Report, 1989. Chicago: ALA, 1989. Disponível em: http://www.ala.org/ala/mgrps/divs/acrl/publications/whitepapers/presidential.cfm. Acesso em: 02 nov. 2021.

ABREU, A. S. Linguística Cognitiva: uma visão geral e aplicada. Cotia: Ateliê Editorial, 2010.

CARGILL, M.; O’CONNOR, P. Writing scientific research articles: strategy and steps. [S.l.]: Wiley-Blackwell, 2008.

DEMO, P. Educação e alfabetização científica. Campinas: Papirus, 2010.

FAUCONNIER, G.; TURNER, M. The way we think: conceptual blending and the mind's hidden complexities. New York: Basic, 2002.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. 68 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2010.

GAARDER, J. Ei! Tem alguém aí? Tradução Isa Mara Lando. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1997.

JOHNSON, S. Como chegamos até aqui: a história das inovações que fizeram a vida moderna possível. Tradução de Claudio Carina. Rio de Janeiro: Zahar, 2015.

KUHLTHAU, C. C. Como orientar a pesquisa escolar: estratégias para o processo de aprendizagem. Traduzido e adaptado pelo Grupo de Estudos em Biblioteca Escolar Escola de Ciência e Informação da Universidade Federal de Minhas Gerais. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

KUHLTHAU, C. C. Seeking meaning: a process approach to library and information services. Norwood, N.J.: Ablex, 1996.

MEMIŞ, E. K.; ÖZ, M. The impact of inquiry process on the cognitive process dimensions of nontraditional writing. Mediterranean Journal of Social Sciences, [s.l.], v. 5, n. 20, p. 1158, Sep. 2014.

MOURA, D. H. Educação básica e educação profissional e tecnológica: dualidade histórica e perspectivas de integração. Holos, Natal, ano 23, v. 2, 2007. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11. Acesso em: 02 nov. 2021.

RODRIGUES, R. F. L. A ciência é uma jornada: um projeto remodelado como programa de Pesquisa Linguística em Comunicação Científica com uso de Data Science. Sinergia, [s.l.], v. 20, p. 60-81, 2019. Disponível em: https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/sinergia/article/view/1111. Acesso em: 2 nov. 2021.

RODRIGUES, R. F. L.; BAPTISTA, A. E. Design thinking tools for scientific storytelling: a didactic innovation. In: ANNUAL INTERNATIONAL TECHNOLOGY, EDUCATION AND DEVELOPMENT CONFERENCE, 13 th, 2019, Valencia. Proceedings […]. Valencia, Spain: INTED, 2019. Disponível em: https://library.iated.org/view/RODRIGUES2019DES. Acesso em: 2 maio 2022.

VOLPATO, G. L. Ciência: da filosofia à publicação. Botucatu: Best Writing, 2019.

VOLPATO, G. L. Método lógico para redação científica. 2 ed. Botucatu: Best Writing, 2017.

Downloads

Publicado

2022-06-07

Edição

Seção

Seção 2: Competência em informação em diferentes contextos e perspectivas de aplicação