Estratégias de metacognição e de metaletramento:
processo de aprendizagem dos professores na formação continuada em serviço
Palavras-chave:
formação continuada de professores, metacognição, metaletramento, letramento informacionalResumo
Neste artigo, resultado de pesquisa de doutorado, objetiva-se analisar a incidência da metacognição e do metaletramento no comportamento informacional dos professores do Instituto Federal de Brasília (IFB) na formação continuada em serviço. Como fundamentação teórica, foram aplicadas a estrutura do metaletramento, proposta por Tom Mackey e Trudi Jacobson, e as estratégias metacognitivas associadas ao LI, desenvolvidas por Kelley Gasque. A abordagem metodológica adotada neste estudo é empírica e quali-quantitativa com o emprego de pesquisa exploratório-descritiva. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário e entrevista com um Grupo Focal On-line. O questionário obteve 110 respostas; a entrevista com Grupo Focal foi realizada com sete professores. O tratamento dos dados ocorreu por meio de estudo estatístico e análise de conteúdo. Os resultados mostram que os professores aprimoram a capacidade de avaliar o valor da informação, refletem sobre a complexidade das tarefas e desenvolvem estratégias para facilitar a aprendizagem. Além disso, percebem de maneira positiva as atividades relacionadas ao comportamento informacional. Eles afirmam que, ao reconhecerem lacunas no conhecimento, buscam ajuda de especialistas. Assim, observa-se que há indícios de estratégias metacognitivas no comportamento informacional dos docentes. Já no que se refere ao metaletramento, as estratégias necessitam ser potencializadas.
Downloads
Referências
ABEGG, I.; BASTOS, F. da P.; MÜLLER, F. M. Ensino-aprendizagem colaborativo mediado pelo Wiki do Moodle. Educar em Revista. Curitiba, n. 38, p. 205-218, dez. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-40602010000300014&script=sci_arttext&tlng=pt. Acesso em: 01 set. 2022.
ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2021.
ALMEIDA, Miriam de Abreu. Estratégias metacognitivas: uma possibilidade no ensino de enfermagem. Rev. Bras. Enferm., Brasília, v. 55, n. 4, p. 424-429, jul./ago. 2002. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/101525/000353843.pdf?sequence=1. Acesso em: 01 set. 2022.
ASSOCIATION OF COLLEGE AND RESEARCH LIBRARY – ACRL. Information Literacy Competency Standards for Higher Education. Chicago: ALA, 2000.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2015.
BRANSFORD, J.D.; BROWN, A.L.; COCKING, R.R. (Org). Como as pessoas aprendem: cérebro, mente, experiência escolar. São Paulo: Senac, 2007.
CARVALHEDO, J. L. P.; PORTELA, J. L. Formação docente: a aprendizagem colaborativa como estratégia de aprendizagem. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 6, n. 11, p. 87409-87420, nov. 2020. Disponível em: https://brazilianjournals.com/ojs/index.php/BRJD/article/view/ 19763/15843. Acesso em: 01 set. 2022.
CARVALHO, L. F. de; GASQUE, K. C. G. D. Formação continuada de professores e bibliotecários para o letramento informacional: a contribuição da educação a distância. Transinformação, Campinas, v. 30, n. 1, p. 107-119, jan./abr. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/tinf/ v30n1/2318-0889-tinf-30-1-0107.pdf. Acesso em: 01 set. 2022.
DELLAGNELO, L. Escolas conectadas: aprendizagem em tempos de coronavírus. Revista Educação, Gestão, 17 mar. 2020. Disponível em: https://revistaeducacao.com.br/2020/03/17/aprendizagem-coronavirus/. Acesso em: 01 set. 2022.
DEMO, P. Aprender a aprender: Neoliberal? Revista Ciências Humanas, v. 14, n. 22, p. 25-53, jun. 2013. Disponível em: http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech/article/view/983/1431. Acesso em: 01 set. 2022.
FLAVELL, J. H. Metacognition and cognitive monitoring: a new area of cognitive developmental inquiry. American Psychologist Association, v. 34, n. 10, Oct. 1979. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/7817/fe40a0c10af647a76753d9b53f511df704a7.pdf?_ga=2.67349527.762329237.1594652776-912520045.1588044051. Acesso em: 01 set. 2022.
GASQUE, K. C. G. D. Metacognição no processo de letramento informacional. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 13, n. especial, p. 177-195, jan./jul. 2017. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/655. Acesso em: 01 set. 2022.
GASQUE, K. C. G. D. Manual do letramento informacional: saber buscar e usar a informação. Brasília: Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília, 2020.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019.
HARTMAN, H. J. Como ser um professor reflexivo em todas as áreas do conhecimento. Tradução Alexandre Silveira. Porto Alegre: McGraw Hill, 2015.
IMBERNÓN, F. Formação permanente do professorado: novas tendências. Tradução de Sandra Trabucco. São Paulo: Cortez, 2017.
IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional [livro eletrônico]: forma-se para a mudança e a incerteza. Tradução: Silvana Cobucci Leite. 9. ed., v. 14. São Paulo: Cortez, 2022. (Coleção questões da nossa época).
INSTITUTO AYRTON SENNA. Competências socioemocionais de educadores: seu papel central para uma concepção de educação integral. Organização de Karen Cristine Teixeira, Cynthia Sanches de Oliveira e Gisele Alves. São Paulo: Instituto Ayrton Senna, 2020. Disponível em: https://institutoayrtonsenna.org.br/pt-br/socioemocionais-para-crises.html. Acesso em: 01 set. 2022.
INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA (IFB). Projeto pedagógico institucional. Brasília, outubro de 2017. Disponível em: https://www.ifb.edu.br/attachments/article/16333/Projeto%20Pedag% C3%B3gico%20Institucional%20-%20Alterado.pdf. Acesso em: 01 set. 2022.
JACOBSON, T. E.; MACKEY, T. P. Proposing a metaliteracy model to redefine information literacy. Communications in Information Literacy, v. 7, n. 2, p. 84-91, 2013. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1089056.pdf. Acesso em: 01 set. 2022.
JOU, G. I.; SPERB, T. M. A metacognição como estratégia reguladora da aprendizagem. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 19, n. 2, p. 177-185, 2006. Disponível em: www.scielo.br/prc. Acesso em: 01 set. 2022.
KEEN, Andrew. O culto ao amador. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.
KRUGER, J.; DUNNING, D. Unskilled and unaware of it: how difficulties in recognizing one's own incompetence lead to inflated self-assessments.Journal of Personality and Social Psychology, v. 77, n. 6, p. 1121–1134, 2009.
KUHLTHAU, C. C. Information skills for an information society: a review of research. Eric Information Analysis Product, Whashington, DC, 1987. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=ed297740. Acesso em: 01 set. 2022.
LITTO, F. M. A solução para o distanciamento social está à mão: EAD. Revista Educação, 2020. Disponível em: https://revistaeducacao.com.br/2020/03/28/ ead-abed/. Acesso em: 01 set. 2022.
MACKEY, T. P.; JACOBSON, T. E. Reframing information literacy as a metaliteracy. College & Research Libraries, v. 76, n. 1, p. 62-78, 2011. Disponível em: https://crl.acrl.org/index.php/crl/article/view/16132/17578. Acesso em: 01 set. 2022.
MACKEY, T. P.; JACOBSON, T. E. Metaletramento: reiventando o letramento informacional para empoderar alunos. Tradução Ana Lúcia Guimarães Bulhões Pereira. Rio de Janeiro: Ibict, 2021. 228 p.
MARIN, A. H.; et al. Competência socioemocional: conceitos e instrumentos associados. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, v. 13, n. 2, p. 92-103, 2018. Disponível em https://cdn.publisher.gn1.link/rbtc.org.br/pdf/v13n2a04.pdf. Acesso em: 01 set. 2022.
NÓVOA, A. et al. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, António (Org.). Vidas de professores. 2. ed. Tradução de Maria dos Anjos Caseiro e Manuel Figueiredo Ferreira. Porto: Porto Editora, 2000.
NÓVOA, A. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, Fundação Carlos Chagas, v. 47, p.1106-1133, out./dez. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/cp/v47n166/1980-5314-cp-47-166-1106.pdf. Acesso em: 01 set. 2022.
PERRENOUD, P. A prática reflexiva no ofício de professor: profissionalização e razão pedagógica. Tradução de Cláudia Schilling. Porto Alegre: Artmed Editora, 2008.
POWELL, R. A.; SINGLE, M. H. Methodology matter-v focus groups. International Journal for Quality in Health Care, Great Britain, v. 8, n. 5, p. 499-504, 1996. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/416100848/1996-powell-single-focal-groups-pdf. Acesso em: 01 set. 2022.
PÚBLIO JÚNIOR, Claudemir. O docente e o uso das tecnologias no processo de ensinar e aprender. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. 03, p. 1092-1105, jul./set., 2018. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11190. Acesso em: 01 set. 2022.
TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação, n. 13, jan./fev./mar./abr. 2000. Disponível em: http://www.andreaserpauff.com.br/arquivos/disciplinas/magisterio/ saberes%20profissionais% 20dos%20professores%20e%20conhecimentos%20universit%c3%81rios.pdf. Acesso em: 01 set. 2022.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 14. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.
VANDRESEN, A. S. R. Web 2.0 e educação: usos e possibilidades. Trabalho apresentado no X Congresso Nacional de Educação (EDUCERE)/I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação (SIRSSE). Curitiba, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 7 a 10 de novembro de 2011. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/CD2011/ pdf/5752_3325.pdf. Acesso em: 01 set. 2022.
WILSON, T. D. Exploring models of information behaviour: the “uncertainty” project. Information Processing & Management, v. 35, n. 6, p. 839-849, 1999. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/. Acesso em: 01 set. 2022.
WILSON, T. D. Evolution in information behavior modeling: Wilson's model, 2019. Disponível em: http://informationr.net/tdw/publ/2005SIGUSE.html. Acesso em: 01 set. 2022.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5. ed. Tradução de Cristhian Matheus Herrera. Porto Alegre: Bookman, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Perspectivas em Ciência da Informação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.