Estratégias de metacognição e de metaletramento:

processo de aprendizagem dos professores na formação continuada em serviço

Autores

  • Maria Heldaiva Bezerra Pinheiro Universidade de Brasília https://orcid.org/0000-0003-4703-5588
  • Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque Universidade de Brasília

Palavras-chave:

formação continuada de professores, metacognição, metaletramento, letramento informacional

Resumo

Neste artigo, resultado de pesquisa de doutorado, objetiva-se analisar a incidência da metacognição e do metaletramento no comportamento informacional dos professores do Instituto Federal de Brasília (IFB) na formação continuada em serviço. Como fundamentação teórica, foram aplicadas a estrutura do metaletramento, proposta por Tom Mackey e Trudi Jacobson, e as estratégias metacognitivas associadas ao LI, desenvolvidas por Kelley Gasque. A abordagem metodológica adotada neste estudo é empírica e quali-quantitativa com o emprego de pesquisa exploratório-descritiva. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário e entrevista com um Grupo Focal On-line. O questionário obteve 110 respostas; a entrevista com Grupo Focal foi realizada com sete professores. O tratamento dos dados ocorreu por meio de estudo estatístico e análise de conteúdo. Os resultados mostram que os professores aprimoram a capacidade de avaliar o valor da informação, refletem sobre a complexidade das tarefas e desenvolvem estratégias para facilitar a aprendizagem. Além disso, percebem de maneira positiva as atividades relacionadas ao comportamento informacional. Eles afirmam que, ao reconhecerem lacunas no conhecimento, buscam ajuda de especialistas. Assim, observa-se que há indícios de estratégias metacognitivas no comportamento informacional dos docentes. Já no que se refere ao metaletramento, as estratégias necessitam ser potencializadas.

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Biografia do Autor

Maria Heldaiva Bezerra Pinheiro, Universidade de Brasília

Doutoranda em Ciência da Informação na Faculdade de Ciência da Informação, da Universidade de Brasília (UNB), (2018-2021). Mestre em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília (2014). Especialização em Ciência Política, pela UnB (2003). Graduação em Administração pela União Educacion

Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque, Universidade de Brasília

Pós-doutorado em Psicologia Cognitiva pela Universidade de Lisboa; Doutorado e mestrado em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (2008); especialização em Literatura Brasileira pela Universidade Católica de Brasília e graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade de Brasília. Professora associada da Universidade de Brasília. Experiência em Ciência da Informação e educação, atuando nos temas: letramento informacional, comunicação cientifica, comportamento informacional (estudos de usuários), aprendizagem, leitura, formação de professores, bibliotecas escolares.

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Publicado

2024-03-13

Como Citar

Bezerra Pinheiro, M. H., & Gasque, K. C. G. D. (2024). Estratégias de metacognição e de metaletramento: : processo de aprendizagem dos professores na formação continuada em serviço . Perspectivas Em Ciência Da Informação, 29, e40956. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/40956