Indicadores sociais e de vulnerabilidade social

características e possíveis usos na avaliação da competência em informação

Autores

Palavras-chave:

Competência em informação – Brasil , Indicadores sociais, Vulnerabilidade social, Vulnerabilidade em informação

Resumo

Este trabalho tem por objetivo identificar possibilidades de usos de indicadores sociais e de vulnerabilidade social na avaliação da Competência em Informação no Brasil. Com abordagem qualitativa e pesquisas bibliográfica e documental, contempla oito temas de indicadores sociais, categorizados com base em Jannuzzi (2017a). Os resultados encaminham para os possíveis usos de indicadores sociais em conexão com a Competência em Informação, tomando por base um framework, em três eixos: eixo 1 – conceito de indicadores sociais; conceito de Competência em Informação, conceito de vulnerabilidade social e de vulnerabilidade em informação; eixo 2 - Matriz para o Desenvolvimento da Competência em Informação (PDCIn), nas dimensões técnica, estética, ética e política (VITORINO, 2016); virtudes necessárias a indicadores; e, tendências, relativas à avaliação da Competência em Informação e as temáticas a considerar; e, eixo 3 - Agenda 2030 e 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

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Biografia do Autor

Elizete Vieira Vitorino, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Bolsista Produtividade CNPq, Nível 2, Processo: 308821/2019-0, a partir de março de 2020. Pós doutora pela Faculdade de Letras (FLUP), da Universidade do Porto (UP), Portugal, no período de jan. 2015 a jan. 2016 por meio da Agência de Fomento CAPES e do Programa Estágio Sênior no Exterior (Processo: BEX 2398/14-1). Pós-doutorado em andamento na Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB) na área da Ciência da Informação (período de 20/06/2022 a 19/12/2022). Doutora em Engenharia de Produção (2004) na área de Mídia e Conhecimento e Educação a Distância (EaD) e Mestre em Engenharia de Produção (1996) na área de Gestão da Qualidade em Bibliotecas, ambas titulações conferidas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduação em Biblioteconomia pela UFSC (1991). Professora concursada (2006) e pesquisadora do Departamento de Ciência da Informação (CIN), Centro de Ciências da Educação (CED), da UFSC com atuação nos Cursos de Biblioteconomia, Arquivologia e Ciência da Informação. Desde o ano de 2006 dedica-se, além do ensino, extensão e administração na UFSC, à pesquisa na área da competência em informação (information literacy). É Professora Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN) em nível de mestrado e doutorado, cujas disciplina e orientações se desenvolvem na área da competência em informação. É fundadora e líder do Grupo de Pesquisa GPCIn - Competência em Informação, cadastrado no CNPq e certificado pela UFSC desde o ano de 2006. 

Júlio Afonso Sá de Pinho Neto, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Professor Titular do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Administração - Campus IV e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal da Paraíba. Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Maranhão (1984), especialização em Teoria e Metodologia da Comunicação pela Universidade Federal do Pará (1992), mestrado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e pós-doutorado em Ciência da Informação pela Universidad de Murcia - Espanha (2012). Foi coordenador adjunto do Grupo de Trabalho "Informação, educação e trabalho" (GT-6), da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação - ANCIB (2019-2021). Coordena o núcleo de pesquisa "Gestão da Informação, Conhecimento e Tecnologias" (GICTEC). Tem experiência nas áreas de Ciência da Informação, Administração e Cultura Organizacional, com interesse pelos seguintes temas: tecnologias da informação e comunicação, gestão da informação e do conhecimento nas organizações e políticas de informação.

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Publicado

2023-07-18

Como Citar

Vitorino, E. V., & Pinho Neto, J. A. S. de. (2023). Indicadores sociais e de vulnerabilidade social: características e possíveis usos na avaliação da competência em informação. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 28(Fluxo Contínuo), e42513. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/42513