Inteligência artificial (IA) generativa e competência em informação

habilidades informacionais necessárias ao uso de ferramentas de IA generativa em demandas informacionais de natureza acadêmica-científica

Autores

Palavras-chave:

Comunicação científica, Competência em informação, Inteligência Artificial - IA, ChatGPT, Perplexity IA, Scientific communication, Information competence, Artificial Intelligence - AI

Resumo

A Inteligência Artificial (IA) traz novos desafios para a aquisição de conhecimento. Objetivo: Discutir o impacto da Inteligência Artificial (IA) na competência em informação e a importância desta para o uso eficiente do ChatGPT em demandas informacionais, acadêmicas e científicas. Percurso metodológico: A pesquisa caracteriza-se como exploratória, utiliza uma abordagem qualitativa e duas técnicas de coleta de dados, a saber, pesquisa bibliográfica e observação. Resultado: As pessoas podem utilizar o ChatGPT para suprir demandas informacionais simples (familiarizar-se com um novo conceito) e complexas (resumir dados). Essa ferramenta sintetiza conteúdos com informações imprecisas e “mente” para concluir tarefas. Conclusões: Para utilizar ferramentas de IA generativa como o ChatGPT de maneira eficaz e estratégica as pessoas precisam avaliar a sua necessidade de informação, avaliar o conteúdo disponibilizado (pois pode conter desinformações), fazer perguntas estratégicas e assertivas para direcionar IA e consultar outras fontes de informação. Portanto, a competência em informação, especificamente a ética da informação, é essencial para utilizar ferramentas de IA generativa que utilizam Processamento de Linguagem Natural (PLN) avançado como o ChatGPT em demandas informacionais, acadêmicas e científicas.

Palavras-chave: Comunicação científica. Competência em informação. Inteligência Artificial - IA. ChatGPT. Perplexity IA.

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Biografia do Autor

Alessandra Stefane Cândido Elias da Trindade, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutoranda em Ciência da Informação na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), mestra em Gestão da Informação e do Conhecimento e graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 

Henry Poncio Cruz de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Professor adjunto do Departamento de Ciência da Informação (DCI) e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), mestre em Ciência da Informação e graduado em Física pela UFPB.

http://lattes.cnpq.br/4231993792347599

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Publicado

2024-04-17

Como Citar

Trindade, A. S. C. E. da, & Oliveira, H. P. C. de. (2024). Inteligência artificial (IA) generativa e competência em informação: habilidades informacionais necessárias ao uso de ferramentas de IA generativa em demandas informacionais de natureza acadêmica-científica. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 29, e47485. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/47485