Educação para a competência em informação e o desenvolvimento humano

aproximações teóricas

Autores

Palavras-chave:

Educação para a Competência em Informação, Competência em Informação, Desenvolvimento Humano, Ciência da Informação, Educação

Resumo

A Educação para a Competência em Informação pode contribuir para a autonomia, empoderamento, independência e pensamento crítico das pessoas. A partir de seu desenvolvimento, que envolve a busca, acesso e avaliação de informações, possibilita o “aprender a aprender”, contribuindo, assim, para o desenvolvimento humano. O objetivo deste artigo é explorar as relações entre ambos os campos, visando demonstrar como esses dois temas se inter-relacionam, sendo o primeiro a base para o segundo, em um processo mútuo de interpelação. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada por meio de uma revisão bibliográfica em bases de dados como a BRAPCI, Scielo, Portal Capes, WoS. O contexto social, as relações e interações sociais influenciam diretamente o desenvolvimento das pessoas. Nesse sentido, o processo educativo que ocorre também por meio de interações em espaços de aprendizagem, contribui para o desenvolvimento humano. Dessa maneira, a Educação para a Competência em Informação, ao estimular o pensamento crítico e reflexivo, contribui para o empoderamento, autonomia, independência e emancipação das pessoas em sociedade. Esse processo, por sua vez, se alinha ao desenvolvimento humano, de modo que ambos os campos se interconectam ao longo da vida das pessoas.

Biografia do Autor

  • André Luiz Avelino da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN-UFSC)

    Doutorando em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN), na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestre em Ciência da Informação (PGCIN-UFSC). Bibliotecário membro do Conselho Regional de Biblioteconomia da 14 Região (CRB-14 Gestão 2024-2026), e Professor Universitário. Formado em Biblioteconomia pela Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), especialista em Marketing Digital pela Faculdade UniBF, especialista em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Faz parte do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Competência em Informação (GPCIn), da UFSC. Membro do grupo de pesquisa Alaye - Grupo de estudos e pesquisas em informação antirracista e sujeitos informacionais, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). ORCI: https://orcid.org/0000-0002-0521-9517 Lattes: http://lattes.cnpq.br/3897397131631111

  • Elizete Vieira Vitorino, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

    Professora Titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bolsista Produtividade CNPq, Nível 2, Processo: 308821/2019-0, de 01/03/2020 a 28/02/2023 e de 01/03/2023 a 28/02/2026 - Processo: 308477/2022-7. Pós doutora pela Faculdade de Letras (FLUP), da Universidade do Porto (UP), Portugal, no período de jan. 2015 a jan. 2016 por meio da Agência de Fomento CAPES e do Programa Estágio Sênior no Exterior (Processo: BEX 2398/14-1). Pós doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB) (período de 20/06/2022 a 19/12/2022). Doutora em Engenharia de Produção (2004) na área de Mídia e Conhecimento e Educação a Distância (EaD) e Mestre em Engenharia de Produção (1996) na área de Gestão da Qualidade em Bibliotecas, ambas titulações conferidas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduação em Biblioteconomia pela UFSC (1991). Professora concursada (2006) e pesquisadora do Departamento de Ciência da Informação (CIN), Centro de Ciências da Educação (CED), da UFSC com atuação nos Cursos de Biblioteconomia, Arquivologia e Ciência da Informação. Desde o ano de 2006 dedica-se, além do ensino, extensão e administração na UFSC, à pesquisa na área da Competência em Informação (information literacy). É Professora Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN) em nível de mestrado e doutorado, cujas disciplina e orientações se desenvolvem na área da Competência em Informação. É fundadora e líder do Grupo de Pesquisa GPCIn - Competência em Informação, cadastrado no CNPq e certificado pela UFSC desde o ano de 2006. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2462-6553 Lattes: http://lattes.cnpq.br/7540571280471559

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Publicado

2025-08-12

Como Citar

Educação para a competência em informação e o desenvolvimento humano: aproximações teóricas. (2025). Perspectivas Em Ciência Da Informação, 30, e51492. https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/51492