Educação para a competência em informação e o desenvolvimento humano
aproximações teóricas
Palavras-chave:
Educação para a Competência em Informação, Competência em Informação, Desenvolvimento Humano, Ciência da Informação, EducaçãoResumo
A Educação para a Competência em Informação pode contribuir para a autonomia, empoderamento, independência e pensamento crítico das pessoas. A partir de seu desenvolvimento, que envolve a busca, acesso e avaliação de informações, possibilita o “aprender a aprender”, contribuindo, assim, para o desenvolvimento humano. O objetivo deste artigo é explorar as relações entre ambos os campos, visando demonstrar como esses dois temas se inter-relacionam, sendo o primeiro a base para o segundo, em um processo mútuo de interpelação. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada por meio de uma revisão bibliográfica em bases de dados como a BRAPCI, Scielo, Portal Capes, WoS. O contexto social, as relações e interações sociais influenciam diretamente o desenvolvimento das pessoas. Nesse sentido, o processo educativo que ocorre também por meio de interações em espaços de aprendizagem, contribui para o desenvolvimento humano. Dessa maneira, a Educação para a Competência em Informação, ao estimular o pensamento crítico e reflexivo, contribui para o empoderamento, autonomia, independência e emancipação das pessoas em sociedade. Esse processo, por sua vez, se alinha ao desenvolvimento humano, de modo que ambos os campos se interconectam ao longo da vida das pessoas.
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