A temática gestão nos programas de pós-graduação em Ciência da Informação brasileiros
da diversidade terminológica à pluralidade de abordagens
Palavras-chave:
Ciência da Informação., Epistemologia da Ciência da Informação., Gestão na Ciência da Informação., Abordagens de gestãoResumo
Este estudo objetiva mapear as áreas e os temas da gestão constantes nas ementas dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação brasileiros. Para isso, realizou-se uma pesquisa documental, de abordagens qualitativas e quantitativas, utilizando-se do método indutivo. Os resultados indicam a multiplicidade de abordagens de gestão que estão sendo desenvolvidas nos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação brasileiros, com destaque para a Gestão da Informação e do Conhecimento, mas também evidenciam a pluralidade de perspectivas de gestão, entre elas, a gestão de dados, a gestão de processos, a gestão digital e a gestão de ativos inovativos. Diante disso, considera-se a necessidade de novos estudos que discorram sobre os desafios das abordagens apresentadas nas dimensões teóricas das disciplinas acerca da gestão nesses Programas de Pós-Graduação, debatendo as questões de ambiguidades conceituais nos termos utilizados e suas relações entre as disciplinas. Ademais, observa como relevante a indicação de demandas eminentes de estudos aplicados à gestão no âmbito da Ciência da Informação e seus possíveis aspectos sociais.
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