A temática gestão nos programas de pós-graduação em Ciência da Informação brasileiros

da diversidade terminológica à pluralidade de abordagens

Autores

  • Jacyara Kalina Themistocles da Silva Universidade Federal de Minas Gerais
  • Dalgiza Andrade Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Edivanio Duarte de Souza Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Ciência da Informação., Epistemologia da Ciência da Informação., Gestão na Ciência da Informação., Abordagens de gestão

Resumo

Este estudo objetiva mapear as áreas e os temas da gestão constantes nas ementas dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação brasileiros. Para isso, realizou-se uma pesquisa documental, de abordagens qualitativas e quantitativas, utilizando-se do método indutivo. Os resultados indicam a multiplicidade de abordagens de gestão que estão sendo desenvolvidas nos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação brasileiros, com destaque para a Gestão da Informação e do Conhecimento, mas também evidenciam a pluralidade de perspectivas de gestão, entre elas, a gestão de dados, a gestão de processos, a gestão digital e a gestão de ativos inovativos. Diante disso, considera-se a necessidade de novos estudos que discorram sobre os desafios das abordagens apresentadas nas dimensões teóricas das disciplinas acerca da gestão nesses Programas de Pós-Graduação, debatendo as questões de ambiguidades conceituais nos termos utilizados e suas relações entre as disciplinas. Ademais, observa como relevante a indicação de demandas eminentes de estudos aplicados à gestão no âmbito da Ciência da Informação e seus possíveis aspectos sociais.

Biografia do Autor

  • Jacyara Kalina Themistocles da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutoranda e Mestra em Gestão e Organização do Conhecimento pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 

    http://lattes.cnpq.br/4202744496745611

  • Dalgiza Andrade Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

    Professora Associada da Escola de Ciência da Informação (ECI)/Programa de Pós-Graduação em Gestão da Organização e do Conhecimento (PPGGOC) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pós-Doutora pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da UFMG (2011). Mestre em Ciência da Informação (PPGCI/UFMG-2005). Bacharel em Biblioteconomia (Escola de Biblioteconomia/UFMG-1991). Líder da Linha de Pesquisa Arquitetura e Organização do Conhecimento (AOC-PPGGOC/UFMG, 2019-2021).Coordenadora da Frente de Trabalho Biblioteca Escolar e Políticas de Leitura do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT)-Educação; membro do Grupo de Pesquisa Observatório de Estudos Interdisciplinares da Informação da Universidade Federal de Alagoas (Observinter/UFAL, 2011-atual) e do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente da Universidade Federal de Minas Gerais (GESTRADO/UFMG, 2020-atual), registrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Avaliadora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) do Ministério da Educação (MEC). Coordenadora do Programa Carro-Biblioteca/ECI (2013-2015). Subchefe do Departamento de Organização e Tratamento da Informação (DOTI/ECI, 2021-2022). Avaliadora da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes, 2021-2022). Participação n o XII Seminário Internacional Red Estrado, realizado em Lima, Peru e na Escola Doutoral Políticas Públicas e Trabalho Docente - Pesquisa Políticas públicas para a melhoria do ensino médio: socialização científica, tradução e transferência de resultados, realizada em Lisboa, Portugal. Tem experiência na área de Ciência da Informação e Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: recursos e serviços de informação, comunicação científica e estudos bibliométricos, bibliotecas públicas e bibliotecas escolares. Ministra disciplinas sobre Recursos e Serviços de Informação. Vice-Presidente, Membro da Comissão de Divulgação e Valorização Profissional e Membro do Grupo de Trabalho Parlamentar do Conselho Federal de Biblioteconomia - 18 Gestão (2019/2021). Presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia - 20 Gestão (2025/2027).

    http://lattes.cnpq.br/2803696275869287

  • Edivanio Duarte de Souza, Universidade Federal de Alagoas

    Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011), Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (2004), Graduado em Direito pela Faculdade Estácio de Alagoas (2014) e em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba (1999). Professor Associado do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes da Universidade Federal de Alagoas (ICHCA/UFAL), com atuação no Curso de Biblioteconomia e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFAL), na linha de pesquisa Produção, Mediação e Gestão da Informação. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB), na linha de pesquisa Ética, Gestão e Políticas de Informação. Professor Convidado do Programa de Maestría en Gestión de la Información da Universidad Nacional Mayor de San Marcos (PMGI/UNMSM, Peru), com atuação na disciplina Teorías de la Información. Líder do Grupo de Pesquisa Observinter - Observatório de Estudos Interdisciplinares da Informação registrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Fundador e Editor-Chefe do periódico científico Ciência da Informação em Revista (ISSN 2358-0763). Coordenador da Proposta de Implantação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Alagoas (PPGCI/UFAL). Coordenador do GT 1 - Estudos Históricos e Epistemológicos da Ciência da Informação da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB, 2018-2021/2021-2023). Vice-Coordenador do GT 1 ANCIB (2016-2018). Assessor científico do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Assessor científico da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Conciliador da Justiça Federal em Alagoas (JFAL). Atua nos campos de Biblioteconomia, Ciência da Informação e Direito, com ênfase em Epistemologia da Ciência da Informação; Epistemologia Interdisciplinar; Fundamentos Teóricos da Ciência da Informação; Formação e Desenvolvimento de Coleções; Gestão da Informação e do Conhecimento; Propriedades, Atributos e Estruturação da Informação, Direito à Informação, Direito à Memória, Direito ao Esquecimento, e Propriedade Intelectual e Direitos Conexos.

    http://lattes.cnpq.br/5646522403599369

Referências

ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Fundamentos da ciência da informação: correntes teóricas e o conceito de informação. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, Paraíba, v. 4, n. 1, p. 57–79, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pgc/article/view/19120. Acesso em: 5 jan. 2025.

ARAÚJO, Eliany Alvarenga de. A construção social da informação: dinâmicas e contextos. DataGramaZero: Revista de Ciência da Informação, [s.l.], v. 2, n. 5, out. 2001. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/5227. Acesso em: 5 jan. 2025.

BARBOSA, Ricardo Rodrigues. Gestão da informação e do conhecimento: origens, polêmicas e perspectivas. Informação & Informação, Londrina, v. 13, n. [esp.], p. 1-25, 2008. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1843. Acesso em: 5 jan. 2025.

CARDOSO, Ana Maria Pereira. Retomando possibilidades conceituais: uma contribuição à sistematização do campo da informação social. Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG, Belo Horizonte, v. 23, n. 2, p. 107-114, jul./dez. 1994. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reb/article/view/38274/29814. Acesso em: 7 jan. 2025.

GARCIA, Joana Coeli Ribeiro ,TARGINO, Maria das Graças; DANTAS, Esdras Renan Farias. Conceito de responsabilidade social da Ciência da Informação. Informação & Informação, Londrina, v. 17, n. 1, p. 1–25, jan./jun. 2012. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/12309/11372. Acesso em: 7 jan. 2025.

OLIVEIRA, Marlene. Origens e evolução da Ciência da Informação. In: OLIVEIRA, Marlene de. (org.). Ciência da Informação: novos conteúdos e espaços de atuação. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005. Cap. 1, p. 9-28.

OLIVEIRA, Marlene; SILVA, Zayr Claudio Gomes da. Caminhos da Ciência da Informação: da Library and Information Science às I-Schools. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 25, n. [esp]. p. 8-27, fev. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22281/17898. Acesso em: 7 jan. 2025.

SILVA, Jacyara Kalina Themistocles da; OLIVEIRA, Dalgiza Andrade; SOUZA, Edivanio Duarte de. Perspectivas de gestão nos programas de pós-graduação em Ciência da Informação brasileiros: uma análise crítica nos componentes curriculares. In: ENCONTRO EDICIC,14., 2024, Lisboa. Atas do XIV Encontro EDICIC [...]. Lisboa: Edições Colibri, 2024. v. 1. p. 157-163. Disponível em: https://repositorio.ulisboa.pt/bitstream/10451/64777/3/Dialogos%20FINAL.pdf. Acesso em: 3 jan. 2025.

SOUZA, Edivanio Duarte de. A epistemologia interdisciplinar na Ciência da Informação: dos indícios aos efeitos de sentido na consolidação do campo disciplinar. 2011. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECID-8P2JNH/1/epistemologia_interdisciplinar_edivanio.pdf. Acesso em: 7 jan. 2025.

SOUZA, Edivanio Duarte de. A gestão da informação e do conhecimento: possibilidades, condições e perspectivas. In: GRACIA, Joana Coeli Ribeiro; TARGINO, Maria das Graças (org.). Desvendando facetas da gestão e políticas de informação. João Pessoa: Editora da UFPB, 2015. Cap. 1, p. 29-56.

SOUZA, Edivanio Duarte de; DIAS, Eduardo José Wense; NASSIF, Mônica Erichsen. A gestão da informação e do conhecimento na ciência da informação: perspectivas teóricas e práticas organizacionais. Informação & Sociedade: estudos, João Pessoa, v. 21, n. 1, p. 55-70, jan./abr. 2011. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/4039/5598. Acesso em: 7 jan. 2025.

SOUZA, Edivanio Duarte de; OLIVEIRA, Maria Lívia Pachêco de. Condições da informação e do conhecimento no contexto da gestão: aproximações epistêmicas. In: FEITOZA, Rayan Aramís de Brito; Duarte, Emeide Nóbrega. (Orgs.). Visões epistemológicas da gestão do conhecimento na Ciência da Informação. João Pessoa: Editora UFPB, 2020. Cap. 7, p. 206-232. Disponível em: https://www.editora.ufpb.br/sistema/press5/index.php/UFPB/catalog/view/850/844/6974. Acesso em: 7 jan. 2025.

Downloads

Publicado

2025-10-13

Como Citar

A temática gestão nos programas de pós-graduação em Ciência da Informação brasileiros: da diversidade terminológica à pluralidade de abordagens. (2025). Perspectivas Em Ciência Da Informação, 30, e57451. https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/57451