Gestão do conhecimento na educação ambiental: estudo de casos em programas de educação ambiental em universidades brasileiras

Authors

  • Giovana Escrivão
  • Marcelo Nagano

Keywords:

Gestão do conhecimento. Criação do conhecimento. Conhecimento. Informação. Educação ambiental. Programas de educação ambiental. Universidades.

Abstract

A importância da gestão do conhecimento para qualquer ambiente organizacional como uma estratégia de enfrentamento à instabilidade atual é amplamente reconhecida, apesar disso, pouco se sabe sobre a criação do conhecimento organizacional. Diversos são os contextos em que a gestão do conhecimento pode ser aplicada proporcionando a geração de novos conhecimentos, sendo um deles a educação ambiental, diante da crescente degradação ambiental. O objetivo dessa pesquisa é analisar e descrever o processo de criação do conhecimento em programas de educação ambiental. A pesquisa pode ser definida como estudo de casos, pois foi realizado um estudo aprofundado das características de programas de educação ambiental das duas maiores universidades brasileiras. A pesquisa tem natureza qualitativa e caráter descritivo. Ao final da pesquisa pôde-se sugerir algumas práticas de gestão e criação de novos conhecimentos aos programas de educação ambiental. No que diz respeito a teoria da criação de conhecimento de Nonaka, observou-se que alguns dos requisitos da teoria dependem da legitimidade dos agentes de criação de conhecimento e do alinhamento dos objetivos e das partes interessadas para ser totalmente eficaz.

Published

2014-12-10

Issue

Section

Articles

How to Cite

Gestão do conhecimento na educação ambiental: estudo de casos em programas de educação ambiental em universidades brasileiras. (2014). Perspectivas Em Ciência Da Informação, 19(4), 136-159. https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22962