Gestão do conhecimento na educação ambiental: estudo de casos em programas de educação ambiental em universidades brasileiras

Autores

  • Giovana Escrivão
  • Marcelo Nagano

Palavras-chave:

Gestão do conhecimento. Criação do conhecimento. Conhecimento. Informação. Educação ambiental. Programas de educação ambiental. Universidades.

Resumo

A importância da gestão do conhecimento para qualquer ambiente organizacional como uma estratégia de enfrentamento à instabilidade atual é amplamente reconhecida, apesar disso, pouco se sabe sobre a criação do conhecimento organizacional. Diversos são os contextos em que a gestão do conhecimento pode ser aplicada proporcionando a geração de novos conhecimentos, sendo um deles a educação ambiental, diante da crescente degradação ambiental. O objetivo dessa pesquisa é analisar e descrever o processo de criação do conhecimento em programas de educação ambiental. A pesquisa pode ser definida como estudo de casos, pois foi realizado um estudo aprofundado das características de programas de educação ambiental das duas maiores universidades brasileiras. A pesquisa tem natureza qualitativa e caráter descritivo. Ao final da pesquisa pôde-se sugerir algumas práticas de gestão e criação de novos conhecimentos aos programas de educação ambiental. No que diz respeito a teoria da criação de conhecimento de Nonaka, observou-se que alguns dos requisitos da teoria dependem da legitimidade dos agentes de criação de conhecimento e do alinhamento dos objetivos e das partes interessadas para ser totalmente eficaz.

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Publicado

2014-12-10

Como Citar

Escrivão, G., & Nagano, M. (2014). Gestão do conhecimento na educação ambiental: estudo de casos em programas de educação ambiental em universidades brasileiras. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 19(4), 136–159. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22962

Edição

Seção

Artigos