A abertura científica

O processo de ressignificação a partir dos movimentos Open Access e Open Science

Authors

  • Ivanilma de Oliveira Gama Universidade Federal Fluminense/Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação https://orcid.org/0000-0002-4357-7438
  • Regina de Barros Cianconi Universidade Federal Fluminense / Departamento de Ciência da Informação https://orcid.org/0000-0002-7911-8313
  • Maria Nélida González de Goméz IBCT-UFRJ/Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação https://orcid.org/0000-0002-3004-6654

Keywords:

Open Access, Open Science, abertura científica, accountability, ciência cidadã

Abstract

Neste artigo é discutida a etimologia do conceito de abertura dentro do campo científico a partir do movimento Open Access e do movimento Open Science. Trata da abertura científica a partir da publicação aberta, que constrói um novo modelo de documento a partir da cultura digital e outros modos de compartilhamento, revisão por pares e participação mais efetiva da sociedade. Apresenta a mudança do conceito etimológico de accountability em ciência e como colabora para a governança cidadã. Debate a questão do impacto da abertura na responsabilidade pública da ciência amplia a autonomia social em educação científica e a consolidação de outros modelos de avaliação e validação da ciência. A metodologia utilizada foi o levantamento bibliográfico em bases de dados da área da Ciência da Informação, que permitiu a análise conceitual evolutiva dos termos estudados.

Author Biographies

  • Ivanilma de Oliveira Gama, Universidade Federal Fluminense/Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação

    Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Especialização em Biblioteconomia pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá (FIJ). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Trabalha como bibliotecária na Centro Federal de Educação Tecnológica Celso S. da Fonseca (CEFET/RJ Campus Itaguaí), chefiando a unidade por três anos. Coordenadora da atividade de extensão "Informação para todos" (CEFET/RJ) e Membro do Grupo de Pesquisa Gestão e uso da informação e do conhecimento (UFF).

  • Regina de Barros Cianconi, Universidade Federal Fluminense / Departamento de Ciência da Informação

    Professor associado da Universidade Federal Fluminense, atua na graduação e pós-graduação. Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense (1971), mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/IBICT (1989) e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/IBICT (2003). Foi Coordenadora da Pós-graduação ( PPGCI/UFF) de 2013 a 2015.

  • Maria Nélida González de Goméz, IBCT-UFRJ/Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação

    Doutora em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), mestre em Ciência da Informação pela mesma universidade, em Convênio com o IBICT (1982), graduada em Filosofia pela Universidad Nacional de Rosario, Argentina . Pesquisadora Titular Aposentada do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, IBICT, atualmente colaboradora COEPE-IBICT. Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação IBCT-UFRJ. Colaboradora do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense. Professora Visitante Sênior da Universidade Federal Fluminense- PPGCI (Bolsista CAPES-PVNS), de 2014 à 01/2018.Orientadora de Mestrado e Doutorado, e supervisora de estágios de pós-doutorado, em Ciência da Informação. Avaliadora externa, em cursos de pós-graduação e graduação da área, e em Jornadas de Iniciação Científica.É membro de Comitês Editoriais e/ou parecerista de revistas científicas das áreas de Ciências da Informação, bem como de agências avaliadoras de fomento.

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Published

2022-12-29

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A abertura científica: O processo de ressignificação a partir dos movimentos Open Access e Open Science. (2022). Perspectivas Em Ciência Da Informação, 27(4). https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/29247