Por uma estrutura conceitual e metodológica para a promoção de competências infocomunicacionais
Keywords:
Competências infocomunicacionais, Moodle, Curso a distância, Ensino Superior.Abstract
Em 2020, foi conduzida uma experiência de promoção de competências infocomunicacionais como curso de extensão oferecido a distância pela UFRGS através da plataforma Moodle, contando com a participação de professores do Brasil, de Portugal e da Espanha. O conteúdo foi desenvolvido ao longo de 13 semanas, com cada aula sendo composta de: um hipertexto sobre o tema da semana; uma videoaula; um chat entre alunos, professor e tutor; uma atividade; e materiais complementares, como artigos, indicações de documentários, reportagens e vídeos. Cada hipertexto, videoaula e atividade foi desenvolvido pelo professor especialista na temática. Os recursos de aprendizagem operacionalizam o conceito, a abordagem e o método de promoção de competências infocomunicacionais. A partir dessa experiência concreta, pode-se concluir: 1) promover as competências infocomunicacionais é um tema pertinente para a Biblioteconomia e seus profissionais; 2) a abordagem deve evoluir do instrumental para a consciência crítica em informação, a partir da qual os sujeitos sejam estimulados a refletir sobre seu contexto e suas práticas no que tange à informação e à comunicação; 3) apesar de os estudos no escopo da “competência em informação” no Brasil terem alcançado certo avanço conceitual, há uma lacuna a ser preenchida no intervalo entre a teoria e a prática.
Downloads
References
ARRUDA, A. M. A.; ALVES, A. L. Construções epistemológicas e o papel do sujeito ativo no processo da informação a partir da competência crítica em informação: uma análise de caso. Revista Conhecimento em Ação, Rio de Janeiro, v. 4, n. 2, p. 111-124, 2019. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/27529/17724. Acesso em: 26 out. 2021.
BELLUZZO, R. C. B.; FERES, G. G.; VALENTIM, M. L. P. Redes de conhecimento e competência em informação: interfaces da gestão, mediação e uso da informação. São Paulo: Interciência, 2015.
BORGES, J. Participação política, internet e competências infocomunicacionais: evidências a partir de organizações da sociedade civil de Salvador. Salvador: Edufba, 2013.
BORGES, J. Competências infocomunicacionais na atuação política de organizações da sociedade civil. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, [s. l.], v. 7, n. 2, p. 81-102, 2014. Disponível em: https://revistas.ancib.org/index.php/tpbci/article/view/306. Acesso em: 26 out. 2021.
BORGES, J. Competências infocomunicacionais: estrutura conceitual e indicadores de avaliação. Informação & Sociedade, João Pessoa, v. 28, n. 1, p. 123-140, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/38289. Acesso em: 26 out. 2021.
BORGES, J.; HELLER, B.; MACHADO, R. Comportamento infocomunicacional de bibliotecários e estudantes de Biblioteconomia. Palabra Clave (La Plata), Buenos Aires, v. 11, n. 2, e151, abr./sept. 2022. Disponível em: https://www.palabraclave.fahce.unlp.edu.ar/article/view/pce151. Acesso em: 25 abr.2022.
BORGES, J.; OLIVEIRA, L. Competências infocomunicacionais em ambientes digitais. Observatorio (OBS*), Lisboa, v. 5, n. 4, p. 291-326, 2011.
BORGES, J.; SOUSA, D. S. Design educacional para a promoção de competências infocomunicacionais na educação online. Revista ECCOM: Educação, Cultura e Comunicação, [s. l.], v. 10, n. 20, p. 49-66, 2019. Disponível em: http://unifatea.com.br/seer3/index.php/ECCOM/article/view/1058. Acesso em: 26 out. 2021.
BEZERRA, A. Contribuição da Teoria Crítica aos estudos sobre regime de informação e competência crítica em informação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 19., 2018, Londrina. Anais [...] Londrina: Enancib, 2018. p. 179-194. Disponível em: http://enancib.marilia.unesp.br/index.php/XIX_ENANCIB/xixenancib/paper/view/1354/1840. Acesso em: 26 out. 2021
BEZERRA, A.; SCHNEIDER, M.; BRISOLA, A. Pensamento reflexivo e o gosto informacional: disposições para competência crítica em informação. Informação & Sociedade, João Pessoa, v. 27, n. 1, p. 7-16, 2017. Disponível em: https://brapci.inf.br/_repositorio/2017/05/pdf_38ddbfab4c_0000023134.pdf. Acesso em: 26 out. 2021.
FREIRE, P. A alfabetização de adultos: é ela um que fazer neutro? Educação & Sociedade, Campinas, v. 1, n. 1, p. 64-70, 1978. Disponível em: http://acervo.paulofreire.org:8080/xmlui/handle/7891/2567. Acesso em: 26 out. 2021.
INFORMATION LITERACY ONLINE. MOOC: Information Literacy Online, [2020]. Disponível em: https://informationliteracy.eu/es. Acesso em: 22 out. 2021.
JACOBI, G. Mídias sociais como fonte de informação de adolescentes e jovens em tempos de fake news. 2019. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Biblioteconomia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/212448. Acesso em: 22 out. 2021.
LÉVY, P. Cibercultura. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2003.
PASSARELLI, B.; RIBEIRO, F.; OLIVEIRA, L.; MEALHA, O. Identidade conceitual e cruzamentos disciplinares. In: PASSARELLI, B.; SILVA, A. M. da; RAMOS, F. (org.). E-Infocomunicação: estratégias e aplicações. São Paulo: Editora Senac, 2014. p. 25-47.
PERROTTI, E. Infoeducação: um passo além científico-profissional. Informação@Profissões, Londrina, v. 5, n. 2, p. 04-31, jul./dez. 2016.
SANTOS, K.; BRANDÃO, G. S.; BORGES, J. Promoção de competências infocomunicacionais: uma proposta de modelo para o ensino médio. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 19., 2018, Londrina. Anais [...] Londrina: Enancib, 2018. p. 1882-1901. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/102438. Acesso em: 26 out. 2021.
SIEMENS, G. Conociendo el conocimiento. [S. l.]: Nodos Ele, 2010.
SIMÃO NETO, A.; HESKETH, C. G. Didática e design instrucional. Curitiba: IESDE, 2009.
SIQUEIRA, I. C. P. Pressupostos para um programa nacional de competências informacionais. Ciência da Informação, Brasília, v. 40, n. 3, p. 478-491, 2011. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1303. Acesso em: 26 out. 2021.
SPIRANEC, S.; ZORICA, M. B.; KOS, D. Information literacy in participatory environments: the turn towards a critical literacy perspective. Journal of Documentation, [s. l.], v. 72, n. 2, p. 247-264, 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1108/JD-06-2015-0072. Acesso em: 26 out. 2021.
UNESCO. Mil clicks: media and information literacy, 2016. Disponível em: https://en.unesco.org/MILCLICKS. Acesso em: 26 out. 2021.
UNIVERSIDADE ABERTA DE PORTUGAL. Aula aberta, 2018. A biblioteca escolar e o desenvolvimento das literacias. Disponível em: https://aulaberta.uab.pt/blocks/catalog/detail.php?id=8. Acesso em: 26 out. 2021.