A taxonomia e a folksonomia na representação da informação de fotografias

Authors

  • Thais Helen do Nascimento Santos Universidade do Porto

Keywords:

Representação da Informação, Fotografias, Taxonomia, Folksonomia

Abstract

A folksonomia se caracteriza como um recurso democrático e interativo para a representação de documentos em ambiente on-line. No tratamento das fotografias, a utilização da folksonomia se torna oportuna em virtude da exaustividade e especificidade em pontos de acesso, representação por meio da linguagem natural e o fomento à inteligência coletiva. Em contrapartida, as desvantagens da polissemia conceitual e o descontrole do vocabulário implicam a eficácia dos sistemas de recuperação da informação em uso da folksonomia, fundamentando, assim, a proeminência dos vocabulários controlados na representação da informação. Nesse contexto, o objetivo deste estudo é o de indicar e preconizar o ajustamento das vantagens da folksonomia e da taxonomia na representação do conteúdo de fotografias. A metodologia empregada se voltou à revisão de literatura nas áreas da Ciência da Informação, Arte, História e Tecnologia para a elaboração do alicerce teórico, bem como à exploração de casos práticos. A investigação deflagrou os resultados satisfatórios na convergência da folksonomia com a taxonomia, isto é, na adequação dos contributos dos usuários (por meio de etiquetas, descrições e/ou comentários) aos vocabulários controlados adotados para a representação e recuperação da informação por documentos fotográficos, textuais ou de qualquer outro gênero.

Author Biography

  • Thais Helen do Nascimento Santos, Universidade do Porto
    Doutoranda em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais pela Universidade do Porto (UP). Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduada em Arquivologia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Published

2018-06-29

Issue

Section

Articles

How to Cite

A taxonomia e a folksonomia na representação da informação de fotografias. (2018). Perspectivas Em Ciência Da Informação, 23(1), 89-103. https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22550