Por uma estrutura conceitual e metodológica para a promoção de competências infocomunicacionais

Autores/as

Palabras clave:

Competências infocomunicacionais, Moodle, Curso a distância, Ensino Superior.

Resumen

Em 2020, foi conduzida uma experiência de promoção de competências infocomunicacionais como curso de extensão oferecido a distância pela UFRGS através da plataforma Moodle, contando com a participação de professores do Brasil, de Portugal e da Espanha. O conteúdo foi desenvolvido ao longo de 13 semanas, com cada aula sendo composta de: um hipertexto sobre o tema da semana; uma videoaula; um chat entre alunos, professor e tutor; uma atividade; e materiais complementares, como artigos, indicações de documentários, reportagens e vídeos. Cada hipertexto, videoaula e atividade foi desenvolvido pelo professor especialista na temática. Os recursos de aprendizagem operacionalizam o conceito, a abordagem e o método de promoção de competências infocomunicacionais. A partir dessa experiência concreta, pode-se concluir: 1) promover as competências infocomunicacionais é um tema pertinente para a Biblioteconomia e seus profissionais; 2) a abordagem deve evoluir do instrumental para a consciência crítica em informação, a partir da qual os sujeitos sejam estimulados a refletir sobre seu contexto e suas práticas no que tange à informação e à comunicação; 3) apesar de os estudos no escopo da “competência em informação” no Brasil terem alcançado certo avanço conceitual, há uma lacuna a ser preenchida no intervalo entre a teoria e a prática.

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Biografía del autor/a

Jussara Borges , Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Adjunta da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFRGS. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Pós-doutora pela Universidad Carlos III de Madrid. Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas (Póscom-UFBA). Mestre em Ciência da Informação e graduada em Biblioteconomia. Líder do Grupo de Pesquisa em Comportamento e Competências Infocomunicacionais (InfoCom).

Juana Belinaso, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Bacharel em Biblioteconomia pela UFRGS. Técnica em Biblioteconomia pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Foi bolsista de iniciação científica pelo Grupo de Pesquisa em Comportamento e Competências Infocomunicacionais (InfoCom).

Érica Corrêa Soares , Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduanda em Biblioteconomia pela UFRGS. Foi bolsista de extensão pelo Grupo de Pesquisa em Comportamento e Competências Infocomunicacionais (InfoCom).

Citas

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Publicado

2022-06-07

Cómo citar

Borges , J. ., Belinaso, J. ., & Corrêa Soares , Érica . (2022). Por uma estrutura conceitual e metodológica para a promoção de competências infocomunicacionais. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 27(2). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/39997

Número

Sección

Seção 3: Olhares a partir do viés das multicompetências