A função documentária: estudo em uma perspectiva histórica Marie-France Blanquet

Autores

  • Camila Mariana Aparecida da Silva (trad.) UFMG
  • Marie-France Blanquet Universidade de Bordeaux 3
  • Marcílio de Brito (trad.) UNB
  • Cristina Dotta Ortega (trad.) UFMG

Resumo

A história do termo “documentação” começa pelo nascimento de uma palavra que tem suas raízes em um termo de origem latina: “document”. O documentum, até o século XVII, é, em uma acepção jurídica, “o que serve para instruir”. A instrução do documento é então sinônimo de prova. Apenas mais tarde o conceito adquirirá o significado de aprendizado ou de comunicação de um conhecimento.

Biografia do Autor

  • Camila Mariana Aparecida da Silva (trad.), UFMG
    Bibliotecária no Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFMG. Mestre em Ciência da Informação pela UFMG. Bacharela em Biblioteconomia e licenciada em História pela UFMG.
  • Marie-France Blanquet, Universidade de Bordeaux 3
    Professora Sênior em Ciências da Informação na Universidade de Bordeaux 3
  • Marcílio de Brito (trad.), UNB
    Doutor em Informática Documentária pela Universidade Claude Bernard Lyon I / École Nationale Supérieure de Sciences de l'Information et des Bibliothèques-ENSSIB – Lyon-França. Professor adjunto da Universidade de Brasília (UnB)
  • Cristina Dotta Ortega (trad.), UFMG
    Doutora e mestre em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (USP). Graduada em Biblioteconomia pela USP. Professora associada da Escola de Ciência da Informação da UFMG

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Publicado

2018-12-26

Edição

Seção

Tradução

Como Citar

A função documentária: estudo em uma perspectiva histórica Marie-France Blanquet. (2018). Perspectivas Em Ciência Da Informação, 23(4), 221-232. https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22599