Information actions in science and technology: institutionalities, agencies and subjects

Autores

  • Rodrigo Rabello Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Ações de informação, Informação em ciência e tecnologia, Ciência da Informação, IBICT.

Resumo

Considerando a influência das novas formas de agência – intervenção e interação de sujeitos – no contexto da intermediação da informação, objetiva-se abordar ações de informação em ciência e tecnologia (C&T) à luz de institucionalidades envolvidas. Para tanto, considera-se como pressuposto a influência de um modelo teórico que emerge na Ciência da Informação (CI) em contraponto a um modelo denominado de “sistêmico”, tendo em vista as atuais formas interventivas e interativas propiciadas com a Web. O texto está estruturado em dois tópicos centrais que trazem: i. construções teóricas e epistêmicas do conceito “ação de informação”; e ii. interpretação particular orientada pelo construto “ação de informação em C&T”, tomando como objeto ações realizadas pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), direcionadas a excelência da informação. Ao final, discorreu-se sobre como as limitações do “modelo sistêmico” têm propiciado a construção de novos objetos de estudo no modelo que emerge na CI, a partir de contrapontos e inovações teóricos pensados diante das diversificadas formas de ações de informação, considerando, como exemplo, a atuação dos sujeitos no que concerne à validação da informação no cenário contemporâneo de intermediação institucional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Rabello, Universidade de Brasília

Doutor em Ciência da Informação pela Unesp. Pós-doutor em Ciência da Informação pelo Ibict. Realiza estágio de pós-doutorado (Bolsa PNPD/Capes) na UnB, instituição onde atua como professor substituto.

Downloads

Publicado

2015-12-17

Como Citar

Rabello, R. (2015). Information actions in science and technology: institutionalities, agencies and subjects. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 20(4), 129–148. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23024

Edição

Seção

Artigos