Adesão ao acesso aberto nas ciências da comunicação
uma análise dos dois programas de doutoramento com maior nota na avaliação da CAPES
Palavras-chave:
Ciências da Comunicação, Ciência Aberta, Acesso aberto, Doutorado em ComunicaçãoResumo
O objetivo deste artigo é discutir a adesão ao acesso aberto nas Ciências da Comunicação tendo como recorte os artigos de periódicos publicados (n=990) entre os anos de 2013 e 2023 pelos docentes (n=59) dos dois programas de doutoramento com maior nota (7) na última avaliação da Capes, programas de referência no Brasil. Baseou-se em uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa e objetivos bibliométrico exploratórios. Os resultados apontaram que há forte tendência de publicação em acesso aberto em todas as categorias analisadas, como publicações por gênero, tempo de trabalho na instituição, por bolsistas em produtividade e o percentual publicado (n=65,96%) em periódicos de acesso aberto em relação ao total de publicações no período analisado. Conclui-se que, como apontaram outras pesquisas, nas áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas há uma maior aderência ao acesso aberto, mas não apenas por meio de artigos de periódicos, sua face mais visível.
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