LAZER NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Marla Maria Moraes Moura Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Jadnna Sousa Nunes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Amanda Raquel Rodrigues Pessoa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Resumo

O objetivo deste estudo é compreender como um curso de Licenciatura em Educação Física tem abordado o lazer na formação de professores. O referencial teórico que fundamenta esta investigação está pautado em autores como Marcellino (2007), Gomes (1998, 2004), Isayama (2002, 2010), dentre outros. A pesquisa é de campo e orientada na abordagem qualitativa, tendo por sujeitos os professores que atuam no referido curso. Como instrumento de coleta de dados tem-se as entrevistas semiestruturadas e os dados analisados a partir do método de análise de conteúdo, proposto por Bardin (2011). Os resultados apontam que a percepção do lazer no currículo pelos docentes é a de que existem disciplinas específicas que tratam do assunto, logo, o lazer está contemplado, no entanto, não há ainda a devida valorização deste conhecimento. E ainda que há dificuldade de estabelecer a relação entre lazer e educação, o que dificulta a sua aplicação no interior da escola. Conclui-se que a discussão formativa do lazer não deve ser restrita as disciplinas específicas dessa área, mas precisa permear os demais conhecimentos que constituem o currículo possibilitando uma sólida formação e atuação docente. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marla Maria Moraes Moura, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Mestre em Educação pela UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), Especialista em Docência do Ensino Superior pela UNILEÃO (Centro Universitário Leão Sampaio), Licenciada em Educação Física pela URCA (Universidade Regional do Cariri) e Docente do Curso de Licenciatura em Educação Física pelo IFCE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará) –campus Juazeiro do Norte.

Jadnna Sousa Nunes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Licenciada em Educação Física pelo IFCE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará) –campus Juazeiro do Norte.    

Amanda Raquel Rodrigues Pessoa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutoranda em Educação pela UECE (Universidade Estadual do Ceará), Mestre em Educação pela UFC (Universidade Federal do Ceará), Especialista em Educação Física Escolar pela FIP (Faculdades Integradas de Patos), Licenciada em Educação Física pela URCA (Universidade Regional do Cariri) e Docente do Curso de Licenciatura em Educação Física pelo IFCE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará) –campus Juazeiro do Norte.

Downloads

Publicado

2020-12-03