LAZER NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Resumo
O objetivo deste estudo é compreender como um curso de Licenciatura em Educação Física tem abordado o lazer na formação de professores. O referencial teórico que fundamenta esta investigação está pautado em autores como Marcellino (2007), Gomes (1998, 2004), Isayama (2002, 2010), dentre outros. A pesquisa é de campo e orientada na abordagem qualitativa, tendo por sujeitos os professores que atuam no referido curso. Como instrumento de coleta de dados tem-se as entrevistas semiestruturadas e os dados analisados a partir do método de análise de conteúdo, proposto por Bardin (2011). Os resultados apontam que a percepção do lazer no currículo pelos docentes é a de que existem disciplinas específicas que tratam do assunto, logo, o lazer está contemplado, no entanto, não há ainda a devida valorização deste conhecimento. E ainda que há dificuldade de estabelecer a relação entre lazer e educação, o que dificulta a sua aplicação no interior da escola. Conclui-se que a discussão formativa do lazer não deve ser restrita as disciplinas específicas dessa área, mas precisa permear os demais conhecimentos que constituem o currículo possibilitando uma sólida formação e atuação docente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Estudos do Lazer
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.