LAZER E A FORMAÇÃO CULTURAL DE DOCENTES UNIVERSITÁRIOS NOS ESTADOS DO PARÁ E AMAPÁ

Autores

Palavras-chave:

Lazer, Formação Cultural, Docência

Resumo

O estudo mapeia as práticas culturais mais recorrentes dos professores universitários do campo do lazer e retrata se os mesmos produzem maneiras de ensinar lazer, a partir das experiências culturais que vivenciam. Foram realizadas entrevistas com 11 professores que lecionam no Pará e Amapá. Identificamos uso predominante do espaço doméstico para a realização de atividades culturais. Fora do espaço residencial, as atividades mais recorrentes são aquelas ligadas ao eixo lazer e meio ambiente. Todos os docentes demonstraram construir maneiras de ensinar lazer a partir das próprias experiências culturais. Diante disso, nos parece fundamental a edificação de processos formativos no lazer que o situem como um campo cultural, capaz de dialogar com a diversidade de saberes, de identidades culturais, de realidades e de experiências de vida.

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Biografia do Autor

Gustavo Maneschy Montenegro, Universidade Federal do Amapá

Doutor em Estudos do Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais

Hélder Ferreira Isayama, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Educação Física pela Universidade de Campinas

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Publicado

2022-12-01

Como Citar

Montenegro, G. M., & Ferreira Isayama, H. (2022). LAZER E A FORMAÇÃO CULTURAL DE DOCENTES UNIVERSITÁRIOS NOS ESTADOS DO PARÁ E AMAPÁ. Revista Brasileira De Estudos Do Lazer, 9(2), 79–92. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/36907